VWCO inicia vendas do caminhão leve e-Delivery

Primeiro caminhão urbano leve da marca de concepção 100% elétrica será oferecido em duas versões, de 11 e 14t de PBT

A VWCO acaba de assinar um acordo com a Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ) em que assume o compromisso de promover mais a economia circular.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início oficialmente às vendas do e-Delivery, primeiro caminhão urbano leve da marca 100% elétrico. A novidade vai estar disponível nas revendas autorizadas da marca, inicialmente apenas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Posteriormente será ofertada às demais regiões do pais e mercados de exportação. O primeiro protótipo do veículo foi mostrado em 2017, como parte do compromisso do Grupo Traton de reduzir a emissão de carbono em 30% até 2030, até zerar em 2050.

O e-Delivery foi desenvolvido e testado no país, fruto de R$ 150 milhões de investimentos. Oferecido em duas versões, com 11 e 14t de PBT, ele está sendo produzido no complexo da VWCO em Resende, através do e-Consórcio, um pool de empresas que irá cuidar do fornecimento de peças e montagem do novo veículo.

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Em sua apresentação na coletiva de Imprensa, Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora, comentou o feito. “O e-Delivery é resultado de uma curva de aprendizado iniciada nos primórdios da empresa, com o uso de diferentes matrizes energéticas que construíram um legado para a sociedade. E agora culmina na chegada do primeiro caminhão elétrico da marca”.

Pedidos confirmados

Depois da Ambev, que assinou um pedido de intenção de compra de 1.600 unidades do modelo, 100 das quais já confirmadas, o e-Delivery também já atraiu o interesse da FEMSA que encomendou 20 caminhões, além da JBS que adquiriu o primeiro veículo para teste.

Equipado com motor elétrico fabricado pela WEG, que entrega 300 kW e torque de 2.150Nm, o e-Delivery utiliza seis ou três pacotes de baterias de íons de lítio, que oferecem autonomia de até 250 Km e podem ser recarregadas em apenas 45 minutos, com 80% da carga. O freio regenerativo do veículo de três estágios pode aproveitar, ainda, até 40% da energia gasta para desacelerar.

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O modelo vem equipado com inúmeros recursos de conectividade da plataforma RIO, que permite inclusive o monitoramento à distância. Além de contar com o suporte do Volks Care, que inclui planos de manutenção sob medida e, até, um amplo suporte técnico para a montagem da infraestrutura de eletrificação, para servir no abastecimento do veículo.

O preço público dos novos e-Delivery varia de acordo com o modelo e a quantidade de pack. A versão 11t(4×2) parte de R$ 780 mil com 3 packs, até R$ 967 mil, com 6 packs. Já o modelo de 14t (6×2) custará R$ 795 mi (3 packs) e R$ 980 mil (6 packs). Ricardo Alouche, VP de vendas e marketing da montadora, assegura que o prazo de amortização é de cinco anos. E adiantou que outras 58 empresas já manifestaram interesse pelo produto.

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