A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu um importante salto no campo das ferramentas digitais para uso na gestão de frotas em 2019, ao passar a oferecer os serviços da plataforma RIO, marca de conectividade do Grupo Traton. Desde então, a montadora dispõe de uma forte estrutura através do VW Connect, capaz de driblar as carências de infraestrutura, com apoio na Inteligência Artificial (IA) e sistemas de última geração como o FOTA e OTA (Over the air).
“Em 2025 entraremos numa nova fase com uma combinação entre 5G e satelital”, salienta Antônio Cammarosano Filho (foto), diretor de Serviços e Pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus Latam.
Com isso, a partir do ano que vem, os clientes Volkswagen terão disponíveis dois pacotes de serviço reforçados. O Rio Basics e o Premmium. O primeiro, como o próprio nome diz, fornece informações ligadas à localização, relatórios operacionais, odômetro e consumo.
“Só o fato de não desligar o motor em filas de espera, interrupção de pistas, congestionamentos etc chega a acrescentar entre 10 e 12% no consumo de combustível”, chama atenção Cammarosano.
Torres de controle
O plano Premium por sua vez avança aos relatórios de infrações, frequência do uso de velocidade máxima e outros itens de segurança, que também importam em altos custos de combustível, manutenção e pneus. Com esse plano entram as torres de Controle, que ajudam na avaliação de falhas graves e médias, agenda de manutenção e outras.
O reflexo é o aumento substancial da disponibilidade do veículo e da eficiência da frota em geral. Melhor ainda é que o sistema simplifica totalmente a complexidade de escalar motorista, levando em conta horas de descanso obrigatórias ou até sua localização.
Tudo isso é possível graças a Rio Box, que conecta os veículos à plataforma, com um chip embarcado e conexão móvel. E mais, a transferência dos dados acontece em tempo real e não é afetada pelas áreas de sombra. Os dados ainda são criptografados, o que garante máxima segurança às operações.
Na Fenatran 2024, a Volkswagen apresentou a linha 2025 que traz como novidade um conjunto de informações muito importante ao transportador. O TPMS passa a controlar a pressão dos pneus, o segundo item com maior peso na planilha de custos variáveis.

Com a ajuda do RIO, a montadora pode agora oferecer a plataforma de graça, se o transportador contratar os planos de manutenção preventiva e corretiva disponíveis pela marca.
Parcerias
Com a plataforma, também foi possível tornar o bloqueio remoto uma ferramenta OEM (de fábrica) de segurança. Novas parcerias também despontam como a firmada com o Mercado Livre, o Truck Help, com a Randon e o VWCO Fuel Service, Chame Volks.
“Hoje, com o Call RIO é possível traquear um mecânico no apoio a um usuário individual ou frotista”, lembra Cammarosano. O Box RIO, por exemplo, proporciona controle total sobre mais de 30 itens monitorados, desde a velocidade máxima até o ranking de motoristas por empresa. A ferramenta permite ainda desligar o motor dentro de uma cerca eletrônica. E também ajuda no controle de atividades fora de estrada, como a construção pesada e mineração, entre outras.
A tecnologia embarcada e a IA possibilita, por fim, serviços de consultoria como a monitoração de rotações elevadas e comportamentos diversos e inconvenientes dos motoristas. “Já constatamos que o desligamento do ar e motor em paradas longas pode economizar até 17% no consumo de combustível”, revela Cammarosano.
Para o executivo, um sistema de conectividade de última geração é a ferramenta certa para estancar essa sangria, itens que somados elevam sobremaneira os custos operacionais.
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