VWCO apresenta conceito Constellation 36.320 8×4 e novo modelo

Novos caminhões possuem chassis reforçado, transmissões especializadas e configurações de eixo específicas, bem como reduzem o tempo de adaptação para implementos

Por Gustavo Queiroz

- agosto 20, 2025

Constellation 36.320 8x4

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta na Concrete Show 2025, realizada de 19 a 21 de agosto no São Paulo Expo, dois novos modelos desenvolvidos para o segmento de construção civil: o conceito Constellation 36.320 8×4 e o Constellation 27.320 6×4 em complemento a família Constructor.

A versão 36.320 8×4 está preparada para operar com betoneiras de até 10 m³, enquanto a versão 27.320 6×4, já disponível para pedidos, é adequada para betoneiras de até 8 m³ ou tanques de água de 12.000 litros.

Ambas as configurações saem de fábrica prontas para receber implementos, incluindo a opção de Tomada de Força Traseira no motor (REPTO), pneus de uso misto e outros itens essenciais, reduzindo o tempo e o investimento necessários para instalação. Incorporam ainda relação de eixo traseiro mais curta, resultando em maior força em baixa velocidade e torque ampliado para subidas ou transporte de cargas pesadas.

No aspecto de transmissão, o Constellation 36.320 8×4 utiliza uma transmissão automatizada de 12 marchas. O modelo 27.320 6×4 emprega um câmbio manual de 9 marchas com função crawler, uma marcha super-reduzida que melhora significativamente o controle de condução em baixa velocidade, ideal para manobras em áreas restritas e canteiros de obras.

Os veículos são equipados com pacote off-road de série, que inclui volante multifuncional, banco com cinto integrado, rádio com Bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico. Estão disponíveis com o Pacote Constructor, desenvolvido para aplicação em betoneiras, que adiciona a tomada de força traseira no motor (REPTO) e escapamento vertical.

Os sistemas de segurança incluem freios ABS e EBD, controle de tração, controle de estabilidade – exceto para o modelo 36.320 8×4 – e assistência de partida em rampa. As cabines são projetadas com foco em ergonomia, oferecendo acessibilidade, conforto e visibilidade ampliada, contribuindo para a redução da fadiga do operador e o aumento da produtividade.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *