VW Caminhões e Ônibus anuncia nova geração de caminhões 2023

Saiba tudo sobre a nova geração da linha de caminhões Volkswagen que terá lançamento oficial durante a Fenatran deste ano

Nesta terça (27), a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou a nova linha de caminhões 2023. A empresa iniciou a

Nesta terça (27), a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou a nova linha de caminhões 2023. A empresa iniciou a produção das novas gerações das linhas eDelivery, Meteor e Constellation com diversas mudanças, além da adaptação para a entrada da norma Proconve P8 (Euro VI). O lançamento oficial dos 30 novos modelos ocorrerá na Fenatran deste ano.

A VWCO apostou em maior eficiência, conforto, segurança e tecnologia como conceitos principais das novas gerações. Além disso, os veículos poderão sair da fábrica 100% conectados. Para isso, os investimentos da montadora passaram de R$ 1 bilhão e foram mais 100 veículos de teste.

Os novos modelos estarão aproximadamente 20% mais caros que os modelos anteriores. Eles também serão disponibilizados para aluguel durante a Fenatran.

Com as novas configurações de trem de força, os caminhões VWCO estão com maior capacidade de carga útil. Foram desenvolvidos para entregar até 5% em economia de combustível, quando comparado aos antecessores. Também estão aptos para transportar, aproximadamente, 10% a mais que os veículos do portfólio anterior.

No quesito conforto, os bancos das novas gerações estão mais ergonômicos graças aos apoios de cabeça e lombar (pneumático), contam com ajuste de altura e novos revestimentos, além da regulagem da carga do amortecedor. O cinto de segurança agora está integrado ao banco, mantendo todo o tronco do operador imobilizado em caso de fortes impactos.

Para a segurança, a VWCO equipou os novos modelos com controle de estabilidade (ESC, da sigla em inglês), um sistema de controle dinâmico que é vinculado aos sistemas de frenagem e de motor. O objetivo é evitar a derrapagem do veículo na pista, mantê-lo estável e diminuir o risco de perda da direção em curvas acentuadas.

Os produtos também contam com sistema de assistência de partida em rampa (HSA, da sigla em inglês). Durante a subida de rampas íngremes, o motorista tem disponível a função de auxílio à partida em rampa com a aplicação dos freios automaticamente, evitando a rolagem do veículo. Isso acontece graças ao novo sistema de freio e ao inclinômetro – integrado à unidade lógica central. Essa tecnologia é exclusiva dos caminhões Volkswagen e proporciona mais segurança e conforto ao motorista.

Outra inovação é o controle de tração (ATC, da sigla em inglês). Os sensores eletrônicos dos produtos da marca monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere a capacidade trativa e o controle do movimento.

Os caminhões também contam com regulagem dos faróis, que permite o direcionamento do feixe de luz para o melhor ponto da estrada e, consequentemente, possibilita maior visibilidade das vias, principalmente à noite.

A redução no nível de ruídos pelo acionamento dos freios é mais um benefício. Os veículos estão ainda mais silenciosos, permitindo que o motorista tenha mais foco no que acontece fora da cabine.

Digitalização e conexão

O painel de instrumento dos novos integrantes da Volks terão uma versão digital com 10 polegadas, que será disponibilizada a partir do segundo semestre de 2023. Desse modo, será possível definir as informações que aparecem no painel para o motorista, como autonomia, pressão e nível de óleo, econômetro, temperatura do líquido de arrefecimento, consumo de combustível e dados sobre a viagem.

A partir do ano que vem, os caminhões já sairão da fábrica conectados à plataforma RIO, que auxilia nos serviços digitais da montadora. Com a versão mais simples da assinatura, é possível criar uma política de frotas prevendo as regras de utilização dos caminhões da sua empresa e o cliente também pode personalizar algumas funcionalidades de acordo com as suas necessidades. A contratação possibilita receber informações como localização em tempo real, consumo de combustível e indicadores de ociosidade do veículo.

Já o pacote mais avançado permite ao gestor de frotas fazer o cruzamento de dados entre as informações do veículo e como ele está sendo conduzido.

Família Delivery

No segmento elétrico, a empresa apresentou o e-Delivery com maior capacidade de carga e economia de até 5%. Os modelos também contam com lanternas em LED, novos itens de segurança, e até 10% melhor e ganho de capacidade de carga útil de até 10%.

Os modelos são de 11 e 14 toneladas equipados com três ou seis módulos de bateria. Para o e-Delivery de 11 toneladas, o peso bruto total (PBT) passa a 11.400 kg de capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 6.800 kg. Já o e-Delivery de 14 toneladas, está com PBT de 14.500 kg e potencial de transportar 9.300 kg.

Ambos os modelos continuam com motor Cummins ISF de 4 litros e com tecnologia de emissões SCR, torque máximo de 600 Nm e 180 cv de potência, mais econômico e com melhor performance. Para somar, contam com a opção da transmissão automatizada VTronic de 6 marchas.

A linha Delivery conta com seis modelos: Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4×4 que tem aplicação mista — urbano e fora de estrada — e o 13.180 6×2.

Família Constellation

Os modelos Constellation ganharam capacidade técnica de carga e, com isso, novas nomenclaturas. Assim nascem os caminhões Constellation de 18 toneladas (antes 17) e 26 ton (previamente 24). Já os fora de estrada de 26 ton viraram 27 toneladas. Tudo isso acompanhado também por novo trem de força, com mais potência e torque.

Agora, os modelos Constellation de 18 toneladas contam com um novo sistema de direção, mais preciso, suave e silencioso; e suspensão dianteira parabólica com mais durabilidade, robustez e maior capacidade de carga técnica. A suspensão de cabine com quatro pontos de amortecimento passa a ser um opcional para todos os modelos acima de 18 toneladas.

A família VW Constellation Robust atende aos segmentos urbano, rural, rodoviário e vocacionais e é composta por cinco modelos: 14.210 4×2, 17.210 4×2, 18.210 4×2, 18.260 4×2 e 26.260 6×2. A flexibilidade de aplicação dos modelos se deve às três opções de cabine oferecidas pela montadora para os modelos acima de 18 toneladas – estendida, leito teto baixo e leito teto alto com opções de entre eixos.

Diferencial dessa família, os modelos saem de fábrica com ar-condicionado, bancos com novo revestimento que facilita limpeza diária e é a única montadora que oferece opção de banco para três passageiros.

Todos os modelos Robust são equipados com o motor MAN D08, nas variações de 4 cilindros, com potência de 210 cv, ou de 6 cilindros com potência de 260 cv. Todos estão com aumento de torque traduzindo em melhor performance e com sistema de emissões SCR. Para o VW Constellation 18.210 está disponível como opcional a transmissão automática ZF de 8 velocidades, além da transmissão manual de 6 marchas de série. Já os VW Constellation 18.260 4×2 e 26.260 6×2 vêm com transmissão manual nas versões direta e overdrive de seis marchas, perfeita para aplicações urbanas e rodoviárias de curta distância.

Para substituir o grande líder de vendas VW Constellation 24.280, o VW Constellation 26.320 revoluciona a categoria dos semipesados. Seu motor mais potente e econômico é o MAN D08 de 7 litros, 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque, em uma ampla faixa plana e com alta performance. O modelo conta com sistema SCR e tanque adicional de Arla 32. Também estará disponível na versão 8×2: o VW Constellation 30.320 agora com entre eixo longo 6.500 mm de série.

O Vice Presidente de Vendas da VW, Ricardo Alouche, aposta no modelo 26.320 como o novo campeão de vendas da categoria do ano que vem.

Família Meteor

As novas versões dos Volkswagen Meteor 28.480 e 29.530 saem de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon 12 ou 16 marchas com funções exclusivas, climatizador e basculamento elétrico. Além disso, os modelos contam com o sistema Predictive Shifting, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.

Os modelos estreiam a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil, primeiro país fora da Europa a fabricá-lo. O novo propulsor proporciona ao cliente um desempenho do veículo além do esperado, com maior economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade adequada às mais severas aplicações. Com novas potências de 480 cv e 530 cv e torque de 2.400 Nm e 2.600 Nm, respectivamente, o motor MAN D26 com o novo sistema de emissões SCR e EGR para atender a legislações do mercado brasileiro.

Novos desafios

Durante a apresentação das novas linhas, o presidente e CEO da VWCO, Roberto Cortes, destacou os maiores desafios para 2023. Entre eles, ele mencionou que os gargalos produtivos continuarão pela falta de componentes que afeta a indústria de tempos em tempos.

Além disso, a empresa iniciará a exportação do Meteor para a Argentina no início do próximo ano. Também está em teste o primeiro autônomo da marca em parceria com a Raízen.

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