VW Delivery 5.150 e Hyundai HR são destaques na 1ª edição do Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais

Por Freelers

- junho 26, 2015

O utilitário Hyundai HR e o caminhão leve Volkswagen Delivery 5.150 foram os campeões gerais da 1ª edição do Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais, promovido pela Agência AutoInforme, em parceria com a Editora Frota e Textofinal.

Com 13,6% e 14,8% de depreciação no período de três anos, o Hyundai HR e o Volkswagen Delivery 5.150 obtiveram as melhores avaliações, respectivamente,  nas categorias Utilitários e caminhões. O evento de premiação aconteceu na sede do Setcesp – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região na tarde de ontem (25) e reuniu representantes da indústria automotiva dedicada à produção de veículos comerciais, além de empresários de transportes e representantes de entidades e do jornalismo especializado.

Embora o estudo de depreciação seja desenvolvido há mais de dez anos, a partir dos levantamentos da Molicar, é pela primeira vez que a AutoInforme faz a premiação do setor de utilitários e caminhões, com o objetivo de estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e, por consequência, preservar os investimentos de caminhoneiros e frotistas.

Outros sete modelos foram contemplados pelo Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais. Na categoria Utilitários, além do Hyundai HR (camioneta de carga e campeão geral – 13,6%) venceram o Fiat Doblò (furgoneta de carga – 18,7%), Iveco Daily Furgão (furgão de carga – 15,6%) a Mercedes-Benz Sprinter Minibus (minibus – 17,8%). No grupo Caminhões, o Mercedes-Benz Accelo 815 (caminhão leve – 15%), Ford Cargo 1319 (caminhão médio – 14,9%), Volkswagen Constellation 17.190 (caminhão semipesado – 17%), Volvo FH 460 6×4 (caminhão pesado – 21,9) e o próprio Volkswagen Delivery 5.150 (caminhão semileve e campeão geral – 14,8%).

“Para formar o índice de depreciação, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em 2012 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, com base na média de preços do 1º quadrimestre de 2015”, explica José Augusto Ferraz, diretor da Editora Frota.

“Outro critério adotado foi segmentar os veículos em dois grupos, os utilitários, divididos em quatro categorias e os caminhões, em outras cinco. A partir desse modelo, analisamos 164 modelos, dos quais 135 de caminhões e 29 de utilitários. Foram excluídos os veículos cujo volume de licenciamento em 2014 foi inferior a 30 unidades, em razão de sua pouca representatividade, já que significam pouco mais de 1% do total de emplacados”, argumenta Ferraz.

Segundo Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da Agência AutoInforme, “esse estudo vem sendo feito há mais de dez anos, em parceria com a Molicar, e este ano, também com a Editora Frota e a Textofinal, resolvemos transformá-lo num prêmio, um reconhecimento às marcas que tiveram os seus veículos entre os de Maior Valor de Revenda em 2015”, para quem “em vez de questionar por quê um utilitário/caminhão perde valor, deveríamos perguntar por quê um veículo mantém um valor de mercado tão alto e por tanto tempo”.

“A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do veículo, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Assim, nossa expectativa é que o prêmio possa vir a ser um novo balizador, para uso de fabricantes e distribuidores de veículos, administradores e proprietários de frotas, bancos, financeiras e seguradoras”, enfatiza Leite.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *