A Volkswagen do Brasil iniciou em 31 de março suas operações no complexo portuário de Vitória, administrado pela Vports. Inicialmente, 32 unidades do modelo Taos foram importadas a partir da fábrica de General Pacheco, na Argentina, por meio do Terminal de Vila Velha (TVV). O próximo desembarque está previsto para maio, também do modelo Taos.
“Vitória será a porta de entrada de modelos importantes, incluindo volumes do Novo Jetta GLI, produzido no México, que chegará em 2025 ao mercado brasileiro como um dos lançamentos fundamentais da nova ofensiva de 16 novos carros até 2028”, afirma Fábio Freccia, diretor de Logística da Volkswagen na Região SAM (América do Sul).
Em 2024, a Volkswagen do Brasil importou 33.597 unidades, que representam crescimento de 22% em relação ao volume importado em 2023 (27.530). A Argentina é o principal parceiro e representou 86% das importações da Volkswagen do Brasil em 2024, com o SUV Taos (21.594 unidades) e a picape Amarok (7.386), ambos fabricados em General Pacheco. Os demais modelos importados vieram de Puebla, no México: o sedã Jetta GLI (2.633) e o SUVW Tiguan Allpace (1.984).
A chegada dos veículos pelo Espírito Santo traz impactos positivos à estratégia logística nacional da marca, reduzindo a necessidade de longos trajetos terrestres para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia. “Ter parceiros em Estados estratégicos, como o Espírito Santo, é muito importante à medida em que há uma descentralização das operações da Volkswagen no Brasil em termos de distribuição de veículos”, afirma Luiz Ricardo de Medeiros Santiago, diretor executivo de Relações Governamentais da Volkswagen do Brasil.