A Volvo lança no Brasil e demais países latino-americanos o cavalo mecânico FH 6×4 com o eixo suspensor, uma tecnologia que desengata e levanta o segundo eixo de tração.
Com o suspensor de eixo ligado, o segundo eixo motriz do caminhão 6×4 é desativado e as rodas são elevadas, reduzindo o arrasto, as perdas mecânicas e o consumo de diesel. “Este dispositivo permite ao motorista ter dois eixos motrizes com o caminhão carregado. É uma solução que proporciona melhor capacidade de manobra e mais conforto quando o veículo está com pouca carga ou vazio”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas do Grupo Volvo América Latina.
Ao acionar o sistema, o veículo passa de uma configuração de 6×4 para 4×2. “Conduzir com o segundo eixo motriz elevado poupa até 4% de combustível”, observa o gerente. “É uma economia muito importante se considerarmos que o diesel muitas vezes representa até 50% da planilha de custos do transporte”, complementa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.
Funcionalidades
Utilizando um engate estriado entre eixos, o segundo eixo pode ser desengatado e elevado. São apenas dois botões localizados no painel de instrumentos. Na posição de automático, um sistema eletrônico impede que o veículo trafegue com carga e o eixo elevado. Ao mesmo tempo, garante a elevação automática do último eixo quando o veículo está sem carga. A elevação é de 14 centímetros, a mesma altura que se eleva um caminhão 6×2 com eixo com dispositivo semelhante.
Para Fedalto, a nova tecnologia lançada pela Volvo tem um grande potencial. Atualmente, cerca de 50% das vendas da marca são para operações que, em algum momento, possuem trajetos onde o caminhão roda com pouca ou nenhuma carga.