A Driventic GmbH, nova empresa independente que surge a partir da divisão de Veículos Comerciais do grupo Voith Turbo, estreou no Busworld Europe 2025, em Bruxelas, na Bélgica. A companhia, que começa a operar legal e operacionalmente de forma autônoma a partir de 1º de novembro de 2025, se posiciona como especialista em tecnologias de propulsão para o setor de veículos comerciais.
O principal objetivo estratégico da Driventic é expandir seu negócio de e-mobility, ao mesmo tempo em que reforça sua já consolidada posição no mercado de soluções de transmissão convencionais. A independência corporativa, segundo a empresa, é crucial para conferir a agilidade e flexibilidade necessárias para navegar em um mercado em transformação.
“Acima de tudo, vamos impulsionar o desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica. Paralelamente, pretendemos garantir e expandir nossa forte posição de mercado em soluções convencionais para oferecer aos clientes produtos à prova de futuro em ambas as áreas tecnológicas“, afirmou o Dr. Gregor Wiche, CEO da nova empresa.
O portfólio de lançamento da Driventic é composto por sistemas integrados e serviços digitais, sendo uma evolução tecnológica dos produtos desenvolvidos sob a égide da Voith. As principais soluções incluem:
- Sistemas de Propulsão Elétrica VEDS e VEDS 1.5: Apresentados como referência em eficiência (“best-in-class“), consistem em motor de alta densidade (HD motor) e inversor de tração.
- Transmissões Automáticas DIWA e DIWA NXT: A nova geração DIWA NXT promete eficiência melhorada e consumo de combustível ainda menor, dando continuidade à linhagem das transmissões DIWA.
- Outros Componentes: O portfólio também abrange retarders, compressores de ar, a solução de transmissão TurboCompound e o amortecedor de vibrações Hydrodamp.
Com 1.400 funcionários em 27 localidades, distribuídos por 19 países, a Driventic herda uma estrutura global e um know-how consolidado. A empresa adota o conceito “Mobility beyond today” (Mobilidade além do hoje), com o objetivo declarado de ser uma força motriz na transição para uma mobilidade comercial mais sustentável, sem abandonar as demandas do mercado atual por eficiência em tecnologias convencionais. A sede da Driventic permanecerá em Heidenheim, Alemanha.