Vendas de pneus de carga caem no primeiro trimestre do ano

A Anip prevê um ano difícil para o setor de pneumáticos em todos os segmentos

PneuStore

As vendas de pneus de carga caíram 15,8% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2022. Ao todo foram comercializadas cerca de 1,6 milhão de unidades de janeiro a março deste anos, enquanto no ano passado foram vendidas 1,9 milhão de unidades. As vendas para reposição no setor caíram 17,1% (1,2 milhão) quando comparadas com 2022 (1,4 milhão). Já para as montadoras a queda foi de 11,5%, reduzindo de 453 mil para 401 mil unidades comercializadas.

Nas vendas totais de pneus, o período encerrou com alta de apenas 0,8%, no mesmo comparativo, passando de 13,8 milhões para 13,9 milhões de unidades negociadas. A comercialização de pneumáticos para montadoras subiu 5,3% (3,2 milhões para 3,3 milhões de unidades) enquanto as vendas para reposição registraram queda, de 0,6%. Os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

“O setor de pneumáticos prevê um ano difícil. O cenário econômico instável, a alta taxa de juros e a queda nas vendas dos veículos trazem um momento mais desafiador. De qualquer forma, esperamos que esse momento de desequilíbrio possa ser revertido de forma rápida”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

Leia também: Presidente da CNT debate desafios do transporte brasileiro em Lisboa

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!