Veloce Logística trata água utilizada em sua sede para reutilização na lavagem de carretas

Por Freelers

- março 4, 2015

Desde 2010, quando o reservatório Cantareira ainda estava com 95% da sua capacidade (hoje está com 10%), a Veloce Logística vem captando e tratando a água utilizada em sua sede e também as das chuvas para reutilização na lavagem de suas carretas. Esta medida reduziu o consumo de água tratada pela Sabesp, de 660 litros para 140 litros por veículo até 2013, uma economia de quase 80%. Já no ano passado, a Veloce consumiu exclusivamente água de reuso e pluvial na limpeza dos caminhões. No total, em quatro anos, a empresa economizou 2,1 milhões de litros de água para consumo da população.

Atualmente, com o agravamento da crise hídrica, a Veloce vem reforçando as ações de conscientização de seus funcionários para uso racional da água e de energia. A empresa promove, três vezes por semana, os Diálogos de Segurança e Meio Ambiente. E vem promovendo internamente a campanha Guardião das Águas, criada pela Sabesp para orientara população a reduzir o consumo. As dicas de economia são enviadas aos funcionários por e-mail a cada 10 dias.

Iniciativas como estas e outras, que diminuem a emissão de gases de efeito estufa, estão registradas pela empresa no Programa Brasileiro GHG Protocol, que estabelece padrões internacionais de medição de ações de preservação ambiental. A reutilização da água da chuva é um dos projetos que também fizeram a Veloce ganhar o Prêmio de Logística Sustentável, da Associação Brasileira de Logística (Abralog), em 2012.

“Entendemos que faz parte de nossa responsabilidade social e ambiental reduzir os impactos de nossa atividade e contribuir para a sustentabilidade da cadeia produtiva de nossos clientes”, afirma Paulo Guedes, presidente da Veloce Logística.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *