Utilitários dividem atenções com caminhões e se destacam na Fenatran

Fiat, Ford, Renault e Mercedes-Benz mostram novidades


Fiat, Ford, Renault e Mercedes-Benz mostram novidades

Não são apenas os caminhões que chamam a atenção dos visitantes na Fenatran 2013. Os utilitários de carga também são destaques na Feira Internacional do Transporte, que acontece de 28 de outubro a 1 de novembro no Palácio de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Modelos já conhecidos do público brasileiro sofreram reestilizações e incorporaram melhorias tecnológicas que tornaram esses veículos ainda mais bonitos, robustos e ajustados ao transporte de pequenas cargas nos centros urbanos do país.

A Fiat, por exemplo, atualizou três dos quatros modelos que integram o seu portfólio de comerciais leves. A começar pelo Uno Furgão, que passa a incorporar o visual do carro conceito apresentando na Fenatran 2011. Ele vem como novo design, mais moderno e robusto, duas novas opções de motorização – 1.0 e 1.4 – e capacidade para transportar até 1.000 litros de volume de carga ou 400 kg de peso.  

A montadora aproveitou a mesma plataforma do Uno para mostrar o novo Fiorino que, estará disponível a partir do ano que vem. O furgão leve, líder de vendas no Brasil, ganhou um nível maior de sofisticação e uma nova frente, novos para-choques dianteiro e traseiro, novos retrovisores e frisos laterais, e novas lanternas traseiras. Internamente também agregou melhorias como painel mais moderno e  bancos mais confortáveis, entre outras. Além de novos itens de segurança e conforto em sua lista de equipamentos. O novo Fiat Fiorino também ganhou uma nova motorização, a 1.4 EVO com 88/85 cv (etanol/gasolina) a 5.750 rpm e torque de 12,5/12,4 kgfm (etanol/gasolina) a 3.500 rpm.

Outra novidade é a picape Fiat Strada, cuja gama é composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex; uma Trekking (cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex. A caçamba do novo Fiat Strada ficou 18% maior que a versão anterior.Com isso, a versão cabine Curta pode, agora, levar 1220 litros ou 120 litros a mais de carga que o modelo anterior. A cabine Estendida ganhou mais 110 litros, passando a 910 litros de capacidade total, e a cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros no seu volume total, chegando a 680 litros de capacidade. Outra novidade é a oferta de uma terceira porta na versão cabine dupla, inédita no segmento.

A Renault, por sua vez, mostrou pela primeira ao grande público a nova Master, agora com nova motorização e design atualizado, igual ao similar europeu. O novo Master apresenta quatro versões (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré), várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veículo e mais de 70 configurações para transformações. A marca francesa também desfila na feira com o Kangoo Z.E. (foto), furgão 100% elétrico, sucesso de vendas na Europa, onde já registrou a marca de 10 mil emplacamentos. O modelo, que dispensa o uso de combustível fóssil, comprova que a mobilidade elétrica deixou de ser coisa do futuro.

A marca da estrela de três pontas – a Mercedes-Benz – mostra em seu estande a versatilidade da linha Sprinter. A montador expõe uma versão executiva, batizada de “Jetvan Aviaton Style”. Além de um furgão misto para até 6 pessoas e 7,8 m³ de carga e uma versão Van  20+1 (20 assentos mais o motorista) é a maior do País para transporte de passageiros, entre outros modelos.

A Ford também não ficou atrás e fez a pré-estréia no Salão da nova geração global da Ford Transit, que será lançada nos Estados Unidos e outros mercados mundiais. O utilitário apresentado na versão furgão mostra um design moderno e mais eficiente, nova motorização e itens de conforto e segurança. Os detalhes do produto, contudo, serão anunciados por ocasião do lançamento no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!