Não são apenas os caminhões que chamam a atenção dos visitantes na Fenatran 2013. Os utilitários de carga também são destaques na Feira Internacional do Transporte, que acontece de 28 de outubro a 1 de novembro no Palácio de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Modelos já conhecidos do público brasileiro sofreram reestilizações e incorporaram melhorias tecnológicas que tornaram esses veículos ainda mais bonitos, robustos e ajustados ao transporte de pequenas cargas nos centros urbanos do país.
A Fiat, por exemplo, atualizou três dos quatros modelos que integram o seu portfólio de comerciais leves. A começar pelo Uno Furgão, que passa a incorporar o visual do carro conceito apresentando na Fenatran 2011. Ele vem como novo design, mais moderno e robusto, duas novas opções de motorização – 1.0 e 1.4 – e capacidade para transportar até 1.000 litros de volume de carga ou 400 kg de peso.
A montadora aproveitou a mesma plataforma do Uno para mostrar o novo Fiorino que, estará disponível a partir do ano que vem. O furgão leve, líder de vendas no Brasil, ganhou um nível maior de sofisticação e uma nova frente, novos para-choques dianteiro e traseiro, novos retrovisores e frisos laterais, e novas lanternas traseiras. Internamente também agregou melhorias como painel mais moderno e bancos mais confortáveis, entre outras. Além de novos itens de segurança e conforto em sua lista de equipamentos. O novo Fiat Fiorino também ganhou uma nova motorização, a 1.4 EVO com 88/85 cv (etanol/gasolina) a 5.750 rpm e torque de 12,5/12,4 kgfm (etanol/gasolina) a 3.500 rpm.
Outra novidade é a picape Fiat Strada, cuja gama é composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex; uma Trekking (cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex. A caçamba do novo Fiat Strada ficou 18% maior que a versão anterior.Com isso, a versão cabine Curta pode, agora, levar 1220 litros ou 120 litros a mais de carga que o modelo anterior. A cabine Estendida ganhou mais 110 litros, passando a 910 litros de capacidade total, e a cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros no seu volume total, chegando a 680 litros de capacidade. Outra novidade é a oferta de uma terceira porta na versão cabine dupla, inédita no segmento.
A Renault, por sua vez, mostrou pela primeira ao grande público a nova Master, agora com nova motorização e design atualizado, igual ao similar europeu. O novo Master apresenta quatro versões (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré), várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veículo e mais de 70 configurações para transformações. A marca francesa também desfila na feira com o Kangoo Z.E. (foto), furgão 100% elétrico, sucesso de vendas na Europa, onde já registrou a marca de 10 mil emplacamentos. O modelo, que dispensa o uso de combustível fóssil, comprova que a mobilidade elétrica deixou de ser coisa do futuro.
A marca da estrela de três pontas – a Mercedes-Benz – mostra em seu estande a versatilidade da linha Sprinter. A montador expõe uma versão executiva, batizada de “Jetvan Aviaton Style”. Além de um furgão misto para até 6 pessoas e 7,8 m³ de carga e uma versão Van 20+1 (20 assentos mais o motorista) é a maior do País para transporte de passageiros, entre outros modelos.
A Ford também não ficou atrás e fez a pré-estréia no Salão da nova geração global da Ford Transit, que será lançada nos Estados Unidos e outros mercados mundiais. O utilitário apresentado na versão furgão mostra um design moderno e mais eficiente, nova motorização e itens de conforto e segurança. Os detalhes do produto, contudo, serão anunciados por ocasião do lançamento no Brasil.