Transportadores de bebidas apostam no aumento da demanda

Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral indicou que 91,4% do volume movimentado no país pelo rodoviário corresponde ao transporte de bebidas

Por Victor Fagarassi

- julho 18, 2024

Anualmente, o período de férias e a chegada do verão geram um aumento significativo no consumo de bebidas, impactando diretamente as empresas do Transporte Rodoviário de Cargas, que trabalham com a distribuição de bebidas como cervejas, refrigerantes, águas e sucos.

Uma pesquisa realizada este ano pela Fundação Dom Cabral indicou que 91,4% do volume movimentado no país pelo modal rodoviário corresponde às bebidas. Com uma indústria em constante crescimento, as transportadoras enfrentam a necessidade de um planejamento assertivo para a logística de entrega desses produtos mais demandados.

Projeto Verão

A intensificação da produção de bebidas no país impulsiona o “Projeto Verão”, no qual as transportadoras de bebidas se empenham em garantir o abastecimento de mercadorias nos supermercados e a eficiência no armazenamento desses produtos para as épocas com maior demanda como o natal, ano novo, carnaval e férias escolares.

De acordo com Ludymila Mahnic, COO da Mahnic Operadora Logística, de julho de 2023 até março deste ano, a empresa já transportou 77 mil toneladas de mercadorias durante o período do Projeto, enquanto que, em meses fora desta época, a média chega a 45 mil toneladas transportadas. Com projeções promissoras para este ano, a executiva comenta:

“Nossas expectativas são as melhores possíveis para essa época. Sabemos que são meses de alto volume, por isso, nos preparamos com um atendimento de excelência e agilidade para conquistarmos mais clientes e, até mesmo, fidelizá-los com contratos para todo o ano”.

Estratégia necessária

Dessa forma, as empresas se preparam antecipadamente para esse pico sazonal, aplicando medidas preventivas, estratégias e planejamentos diferenciados para atender os clientes. “Como já sabemos o momento exato dessa alta demanda, organizamos nossa equipe e veículos. Se necessário, realizamos mais contratações de motoristas e aumentamos o número de viagens e veículos para atender nossos clientes. São meses de extrema importância pois é um momento que contribui e muito para a parte financeira da empresa“, comenta Ludymila.

Para além do planejamento, há também a necessidade de esquivar-se dos desafios de toda alta demanda para as transportadoras, que envolvem o trajeto, logística e o descarregamento.

Um dos principais desafios nesse período é a demora nas descargas nas portas dos hipermercados e distribuidoras. O número de veículos aumenta muito, e o local não consegue receber todos os produtos, acabando por dar preferência às mercadorias que estão em promoção. Com isso, pode faltar caminhão na linha de carregamento das fábricas”, relata a executiva.

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