Com a estreia da Hiace no Brasil, a Toyota não apenas preenche uma lacuna crucial em seu portfólio nacional, mas também dá um passo crucial para construir o seu espaço no mercado profissional. O modelo, com 58 anos de história e mais de 6 milhões de unidades vendidas em 150 países, chega ao mercado – em sua sexta geração – com a missão de ser uma ferramenta de trabalho ininterrupta, incorporando a base da Hilux e programas de pós-venda inéditos na categoria.
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A versão de lançamento é a Minibus AT DX 15+1, comercializada por R$ 364.990. A partir de novembro, chegarão as variantes Furgão, Ambulância e Refrigerada, ampliando o leque de aplicações comerciais. Um dos diferenciais imediatos da Hiace é sua altura total de 2,28 metros, estrategicamente inferior ao vão livre padrão de 2,40 metros adotado na maioria das garagens de edifícios comerciais e residenciais. Esta característica, somada a um compacto raio de giro de 6,9 metros, é considerada pela marca uma vantagem competitiva para aplicações como transporte escolar. “Tem também câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiros, ajudando a reforçar a facilidade na manobra“, confirma Rogerio Sasaki, gerente de Planejamento de Produto e Preço da Toyota.
Sob o capô alongado, no formato semi-bonnet, reside o coração mecânico que garante a reputação de durabilidade do modelo: o motor 2.8 turbodiesel 16V, o mesmo que equipa a Hilux. Com 2.755 cm³ de cilindrada, esta unidade propulsora entrega 174 cv de potência a 3.400 rpm e um torque robusto de 45,8 kgf.m já a partir de 1.600 rpm. A transmissão é automática de seis marchas. A tração é traseira (4×2), combinada a uma suspensão dianteira independente do tipo MacPherson com barra estabilizadora e um eixo rígido com feixe de molas na traseira, projetado para as exigências do uso comercial. Os freios a disco ventilados nas quatro rodas completam o conjunto, assegurando poder de frenagem consistente. “Esse conjunto foi pensado… para oferecer um bom desempenho, mas sem deixar de lado a eficiência no consumo, entregando médias de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, segundo os dados do Inmetro“, destaca Sasaki.
O interior da Hiace Minibus foi meticulosamente planejado para o conforto e a funcionalidade. Os revestimentos em tons de cinza claro e escuro foram escolhidos estrategicamente para ampliar a sensação de espaço. Itens como saídas de ar-condicionado individuais no teto, alças de apoio e bancos reclináveis são padrão. A última fileira é rebatível, oferecendo flexibilidade para o transporte eventual de carga. O posto de condução foi ergonomicamente desenvolvido, com painel de instrumentos e central multimídia de 9 polegadas posicionados em altura para melhor visualização. Um detalhe funcional notável é o encosto do banco central dianteiro, que pode ser rebatido para formar um console com porta-copos e mesa de apoio. Negativamente, chama atenção a ausência de um simples comando eletrônico para a regulagem dos espelhos retrovisores, que demandam de ajustes manuais diretamente nos espelhos.
A estrutura da carroceria incorpora zonas de absorção de impacto e reforços no formato “ring frame“. O modelo conta com cinco cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, três airbags (duplos frontais e de joelho para o motorista) e um pacote de assistência à condução que inclui Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC) e Assistente de Partida em Rampa (HAC). Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros auxiliam nas manobras.
O compromisso da Toyota com o baixo custo de propriedade materializa-se em dois programas exclusivos. O “Revisão Facilitada” oferece as três primeiras revisões gratuitas e valores fixos de R$ 1.199 para a 4ª, 5ª e 6ª manutenções (realizadas a cada 10 mil km ou 12 meses), totalizando R$ 3.597 em custos previsíveis até 60 mil km. Já o “Toyota 10” permite estender a garantia padrão de 5 anos por até mais 5 anos (totalizando 10 anos), sem custo adicional, desde que o proprietário cumpra o plano de revisões na rede autorizada. A cobertura estendida abrange itens críticos como motor, transmissão, sistema elétrico e freios, com limite de 200 mil km para uso particular ou 150 mil km para comercial.
A rede de concessionárias foi preparada com oficinas específicas e atendimento prioritário para clientes Hiace, apoiada por um Centro Logístico de Peças que garante disponibilidade imediata de 97% dos componentes.
A primeira geração do modelo Toyota Hiace foi lançada em 1967, permanecendo por 10 anos no mercado. Em 1977, a montadora apresentou a sua segunda geração. Em 1982, a van foi novamente atualizada e, somente, substituída em 1989. A quinta geração chegou ao mercado em 2004 e a sexta e atual geração foi revelada em 2019. A Toyota Hiace chega ao mercado nacional importado da Argentina, diretamente da fábrica de Zárate, onde o modelo é produzido em linha de montagem separada da picape Hilux, já que compartilham a mesma base estrutural e tecnológica.