A fabricante de pneus Titan Internacional confirmou a compra da Carlstar Group LLC (Carlstar), uma fabricante e distribuidora global de pneus e rodas especiais que opera três fábricas nos Estados Unidos e uma na China, além de 12 unidades de distribuição pelo mundo.
“Somos uma empresa que está sempre em movimento, e a diversificação de produtos é uma característica estratégica nossa. Com mais de 8.500 funcionários e presença efetiva nos principais continentes, ofereceremos o portfólio de pneus e rodas especiais mais abrangente do mundo”, destaca Edson Tebaldi, presidente América Latina da Titan.
Entre essas soluções especiais, a companhia comercializa pneus para equipamentos de energia com foco em atividades ao ar livre, como, por exemplo, o segmento de jardinagem, e os quadrículos ATV (all-terrain vehicle) e UTV (utility task vehicle), veículos “multitarefas” projetados para uso off-road, esporte e também trabalhos em fazendas e usinas. De acordo com Luiz Antônio Quevedo Marthe, vice-presidente de Vendas e Marketing da Titan para a América Latina, cerca de 70% da venda de quadrículos no Brasil é destinada para o campo. “Existem diversas necessidades dentro da fazenda e este equipamento se encaixa por ser ágil e versátil, não só para deslocamento, mas também para a coleta de amostras, transporte de ferramentas e pequenos equipamentos. Por isso, tem tendência a crescer ainda mais o uso em fazendas e usinas”, detalha.

A gama de pneus que passam a ser oferecidos pela Titan contempla, ainda, carrinhos de golfe e de transporte de pessoas em feiras e eventos, além de reboques de alta velocidade. No mercado de construção, os produtos são destinados para retroescavadeiras. “Passamos a ter acesso a cerca de 7.500 SKUs, uma gama muito variada de produtos, e entendemos que essa aquisição vem para complementar o portfólio da Titan, aumentando esse leque para os nossos clientes”, informa Marthe. “A nossa atuação e responsabilidade serão do México para baixo, ou seja, todos os países da América Latina, com exceção dos EUA e Canadá”, acrescenta.
Importados
Segundo Marthe, a Titan passará a comercializar pneus com preços mais competitivos. “Essa categoria que vamos começar a trazer ao Brasil foi pensada para aplicações menos severas. Além dos pneus especiais, que são a nossa marca registrada, passamos a oferecer também uma linha de entrada de pneus tradicionais (aros menores)”, finaliza Marthe.