Thomas Built Buses apresenta o Saf-T-Liner eHDX2 Wattson

Modelo adota a plataforma elétrica HDX2 com o eixo elétrico 14Xe da Accelera

Por Gustavo Queiroz

- outubro 28, 2025

Thomas Built Buses Saf-T-Liner eHDX2 Wattson

A Thomas Built Buses (TBB), montadora estadunidense de ônibus escolares da Daimler Truck Specialty Vehicles, anunciou o lançamento do Saf-T-Liner eHDX2 Wattson, o primeiro ônibus escolar elétrico Tipo D da empresa. Os ônibus do Tipo D, conhecidos como “transit-style“, são os maiores da indústria, caracterizados por sua frente plana, alta capacidade de assentos e maior visibilidade. O modelo foi construído sobre a plataforma HDX2 da marca.

O Wattson é equipado com o eixo elétrico 14Xe da Accelera, o mesmo sistema presente no Jouley Gen 2, e combina a caixa de câmbio e a eletrônica de potência em uma única unidade compacta. Em termos de desempenho, o modelo possui uma capacidade de bateria de 246 kWh, com uma autonomia estimada de até 150 milhas (aproximadamente 241 quilômetros). O sistema de carregamento é padronizado com o conector SAE CCS1, permitindo uma recarga completa em duas a três horas em um carregador rápido DC com potência mínima de 60 kW.

O ônibus é compatível com tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) e oferece a opção de carregamento combinado AC/DC SAE J1772 CCS1 com um carregador de bordo de 20kW para maior flexibilidade em trânsito, com faixas de carregamento de 20kW em AC e 120kW em DC. A unidade gera 295 cavalos de potência de pico e um torque de 750 lb-pé (equivalentes a 1016,86 Nm), utilizando uma transmissão de duas velocidades e um sistema de bateria com refrigeração líquida.

Com entre eixos de 277 polegadas (cerca de 7 metros), o veículo inclui um painel de instrumentos em LCD que fornece dados diagnósticos e de desempenho em tempo real. Como opcionais, estão disponíveis compartimentos de bagagem de 69 polegadas (1,75m). A porta de carregamento traseira é padrão, com a opção de instalação de uma porta dianteira.

O modelo Saf-T-Liner eHDX2 Wattson estará disponível para pedidos até o final de 2025, com as primeiras entregas previstas para o final de 2026, por clientes norte-ameticanos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *