TCP compra mais um ônibus elétrico da BYD

ônibus elétrico BYD fará o transporte dos colaboradores pelo pátio do Terminal

Por Victor Fagarassi

- agosto 27, 2025

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Dois anos após anunciar o primeiro ônibus elétrico em operação,  a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu o segundo ônibus elétrico a compor a sua frota. Os veículos são utilizados para transportar os colaboradores pelo pátio de operações, que possui mais de 480 mil metros quadrados de área. O ônibus, modelo D9W 20.410, da marca chinesa BYD, tem autonomia de 250 quilômetros por ciclo, tempo de carregamento completo de aproximadamente duas horas, e conta com um sistema de freios regenerativos, que auxilia no carregamento da bateria. Já a carroceria foi montada pela Marcopolo, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O investimento total para aquisição do novo veículo foi de cerca de três milhões de reais.

Com capacidade para 30 passageiros sentados, o ônibus foi totalmente customizado, possui um design sem degraus (low entry), ar-condicionado, e suspensão pneumática com sistema de rebaixamento bilateral, que se rebaixa ou eleva para facilitar o embarque e desembarque de passageiros, assim como a transposição de obstáculos.

Segundo Kayo Zaiats, gerente de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente da TCP, “a aquisição do novo ônibus elétrico foi realizada pensando no bem-estar, no conforto e na segurança dos colaboradores, além de representar mais um passo importante da estratégia da TCP para se tornar um porto verde de referência, reforçando nosso compromisso com a transição energética e com a redução na emissão de gases poluentes”.

Eletrificação

A TCP é signatária do Pacto Global das Nações Unidas desde 2016 e investe continuamente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Em 2022, o Terminal adotou a prática de comprar energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis por meio do mercado livre de energia, medida que garantiu a TCP, em 2025, a conquista do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) pelo terceiro ano consecutivo.

Outro destaque é a eletrificação dos guindastes pórticos sobre pneus (RTG), máquinas com mais de 20 metros de altura e peso superior a 100 toneladas, responsáveis por movimentar cargas entre os caminhões e os blocos de contêineres. A TCP concluiu, neste ano, um projeto piloto para substituir os grupos geradores a diesel de três RTGs para motores elétricos, observando uma redução de 97% na emissão de gás carbônico nesses equipamentos. Se comparado à emissão anual média de CO₂ de um carro popular, a eletrificação dos três guindastes seria equivalente a remover 396 veículos de circulação das ruas.

“A TCP possui um parque de máquinas com 40 guindastes RTG, o maior número desse equipamento entre os terminais portuários brasileiros, e o projeto de eletrificação desses guindastes deve ser expandido em breve”, comenta Zaiats.

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