SP tem modernização no sistema de pagamentos do transporte público

A digitalização dos meios de pagamento no transporte público de São Paulo tem mais um importante passo em sua consolidação. A Secretaria dos Transportes

A digitalização dos meios de pagamento no transporte público de São Paulo tem mais um importante passo em sua consolidação. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) acaba de apresentar um plano de substituição das bilheterias tradicionais que começa dia 8 de outubro com duas estações: Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM.

A expectativa é que todas as demais bilheterias tenham as atividades encerradas até o final de 2021. A redução de custos operacionais pode chegar a R﹩100 milhões anuais. Todos os funcionários das bilheterias serão direcionados para outras atribuições dentro das estações da CPTM e do Metrô.

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O cidadão pode comprar o bilhete para ingresso no transporte pelo aplicativo TOP, pelo WhatsApp com pagamento por PIX, nas máquinas de autoatendimento dentro das estações e em estabelecimentos comerciais no entorno das estações. Os bilhetes BOM e BU (Bilhete Único) continuam funcionando normalmente e quem tiver adquirido os antigos bilhetes de papel (edmonson) também poderá utilizar normalmente nas catracas. A substituição acontecerá de forma gradativa para gerar o menor impacto possível para os passageiros.

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“Essa mudança é uma evolução nos serviços oferecidos à população. O acesso aos bilhetes por meio de outros pontos de venda e canais digitais gera uma maior comodidade e agilidade na compra. Sabemos que mudanças trazem impactos na rotina, por isso planejamos uma transição organizada e com muita informação. A população terá todo apoio necessário para que essa transição ocorra da melhor maneira possível”, afirma Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

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