Com dez anos de mercado, a chilena SimpliRoute possui uma carteira com mais de 1.000 clientes em 26 países da América Latina. Agora, a empresa que atua com sistema voltado para a logística de último quilômetro está expandindo a sua presença para o mercado brasileiro, onde oferece sua plataforma para grandes embarcadores e operadores logísticos.
“O Brasil é um país de dimensão continental e com diversas dores, sobretudo, quando a gente olha para a logística, considerando que o principal modal é o rodoviário, o que se traduz em uma grande oportunidade para a nossa atividade. É um mercado que ainda tem muita carência de tecnologia”, diz Sérgio Simões, diretor de Vendas da SimpliRoute.
A SimpliRoute iniciou a operação no Brasil neste ano e já conta com cerca de 50 clientes e, até o final de setembro, este número deve dobrar para 100 empresas usuárias da plataforma, segundo Simões. “Proporcionamos uma visibilidade muito precisa para as operações de primeiro e de último quilômetro para aqueles clientes que precisam de um controle muito mais preciso para o acompanhamento dos fretes. Por isso, nosso foco está nos grandes varejistas e marketplaces”, destaca.
Segundo o executivo, o principal benefício que a plataforma oferece é a sua facilidade de uso. “Quando uma venda é confirmada pelo RP (registro de pagamento) do cliente, a compra pode ser faturada e ter a emissão de sua nota para a separação da mercadoria. Analisamos a rota de acordo com a perfil dos veículos disponíveis, em que levamos em consideração suas características de performance para determinar o tipo de percurso. Consigo controlar todas essas variáveis para proporcionar o melhor desenho de rota, atendendo as necessidades de uma frota variada, formada por veículos elétricos ou por diferentes tipos de combustíveis, bem como sua capacidade de transporte”, explica.
Todavia, Simões argumenta que o diferencial da ferramenta da SimpliRoute, além dos aspectos técnicos de roteirização, é a capacidade de atender as preferências dos motoristas para o trabalho. “Nós fizemos um trabalho para entender o que eles consideram como uma rota efetiva e, em cima disso, utilizamos os nossos algoritmos para que o frete seja lucrativo e tenha aderência com os motoristas. A partir daí o aplicativo no celular deste prestador de serviço oferece a minuta de trabalho digitalizada para que ele possa iniciar a sua jornada”, revela o executivo.
A ferramenta permite o acompanhamento, em tempo real, de todas as etapas do transporte e apresenta, ao consumidor, a hora estimada de entrega da mercadoria. “Diante de algum percalço ao longo do caminho, a própria tecnologia fornece um recálculo e apresenta uma nova previsão de entrega, bem como permite que a carga transportada seja realocada em outro veículo que conclua a entrega”, comenta Simões.
Diferentemente de outros países, em que a entrega é concluída simplesmente ao deixar a mercadoria na porta do endereço combinado, o que gera inúmeros casos de furto, no Brasil as entregas são consideradas finalizadas quando o produto é entregue em mãos do cliente ou em alguma portaria, sendo muitas vezes documentado por assinatura. “Caso o consumidor não esteja disponível no horário previsto, ele pode simplesmente indicar na própria ferramenta o reagendamento, reduzindo a taxa de insucessos”, destaca o diretor de Vendas da SimpliRoute. “É como a experiência do iFood, em que o usuário do serviço pode acompanhar o caminhãozinho no mapa em sua rota de entrega. Dessa forma, o consumidor pode se programar com mais assertividade para o recebimento de sua compra e o embarcador pode otimizar o volume de envios por veículo”, complementa.
Para superar o desafio de promover as entregas em endereços sem CEP ou outras situações complexas, a ferramenta se aproveita da redundância de mapas digitais disponíveis no mercado, bem como permite ao motorista confirmar a geolocalização de determinado endereço na plataforma. “Assim, fica o registro de entrega e permite a roteirização precisa para as próximas entregas”, confirma Simões. “Outra característica é a sua capacidade de previsibilidade no planejamento, pois há rotas que são – tradicionalmente – congestionadas nos mesmos dias e horários e isso precisa ser levado em consideração para não prejudicar o transportador”, complementa.
De acordo com Sérgio Simões, um cliente que levava cerca de três horas para fazer todo o planejamento de entregas, hoje ele faz em cinco minutos com a SimpliRoute. “Essa empresa tinha um funcionário dedicado a essa atividade. Ele pegava os pedidos confirmados, jogava numa base de dados para indicar as rotas por região e, a partir deste resultado, ele corria para conseguir os fretes necessários. Atualmente, o processo foi automatizado e todo esse trabalho é concluído em pouco tempo”, exemplifica. “Antes, se esse funcionário tivesse alguma indisponibilidade, o trabalho parava. Agora, qualquer um pode executar e dar andamento às atividades”, conclui o executivo.