Setcesp cria serviço para mediar conflitos no mercado de fretes

    O Setcesp, sindicato que representa as transportadoras rodoviárias de cargas de São Paulo e região, acaba de criar um novo canal de comunicação, para atuar na mediação e conciliação de conflitos envolvendo as empresas de transportes e embarcadores ou recebedores de cargas. Batizado de Linha Direta do Transportador, o novo serviço poderá ser utilizado por todos os associados do sindicato paulista, bem como por qualquer empresa do TRC em nível nacional.

    A iniciativa foi anunciada ontem (12/04) na sede da entidade, em São Paulo, pelo próprio presidente do Setcesp, Tayguara Helou, para uma plateia formada por empresários de transportes e executivos de empresas fornecedoras do setor. Segundo Tayguara, a LDT vai funcionar como um canal aberto, para receber reclamações do que acontece de errado nas relações entre fornecedores e clientes. “No Brasil, nós temos de diferenciar o certo do errado. O que é certo deve prevalecer. Porém, o que estiver errado, que contraria a legislação e a regulamentação do setor, é uma obrigação que temos de enfrentar”, justifica o presidente.

    Tayguara explica que a Linha Direta do Transportador poderá abranger reclamações envolvendo outros players da cadeia do transporte e logística, caso por exemplo dos centros de distribuição. “CDs que dispõem de ambientes muito ruins para os motoristas; que não possibilitam operar cargas de maneira satisfatória ou não respeitam as normas e as jornadas de trabalho também poderão alvo de reclamações através da LDT”. Na visão do presidente, o novo canal de comunicação vai possibilitar mais velocidade na tramitação e resolução de processos e reclamações envolvendo as partes conflitantes, junto a ANTT, Ministério Público e outros órgãos da administração pública. E pode, até, resultar na abertura de processo judicial, como medida extrema em casos de impasse.

    “O propósito da LDT é trabalhar junto com o contratante do serviço, como mediador de conflitos. Temos consciência da importância do embarcador, uma vez que ele é o nosso cliente. Mas, é preciso lembrar que existe uma legislação que precisa ser cumprida. E esse será o nosso papel”, explica Tayguara. O dirigente sindical também destacou que a Linha Direta do Transportador vai se caracterizar pelo sigilo absoluto das informações. “Qualquer reclamação será tratada de forma confidencial, para proteger o transportador e evitar que ele tenha problemas com o cliente. Também não queremos envolver outros fornecedores, já que o objetivo é fazer com que as próprias aprendam a lidar com conflitos”, resume Tayguara.

    Mais interessante de tudo é que a LDT não será exclusiva dos associados do Setcesp. Todas as 32 mil empresas situadas na base territorial do sindicato paulista poderão ter acesso gratuito ao serviço, através da linha 0800 775 0007 ou do e-mail: [email protected]. Por outro lado, uma vez que boa parte dessas empresas opera em âmbito nacional, o canal também poderá receber reclamações relacionadas a embarcadores ou recebedores de carga fora do Estado de São Paulo. Para tanto, o Setcesp conta com a parceria firmada com a NTC&Logística, que já mantém contratos de colaboração com a ANTT e outros órgãos federais, possibilitando uma cobertura nacional.

    Por José Augusto Ferraz, exclusivo para FROTA&Cia On Line

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