Senatran cria site para motoristas consultarem prazo do exame toxicológico

Os condutores têm até a próxima terça-feira (30) para regularizar suas pendências

exame toxicológico

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) acaba de lançar um novo site para orientar motoristas profissionais das categorias C, D e E sobre o exame toxicológico obrigatório. A plataforma online oferece um serviço de consulta para verificar se o exame está pendente, além de detalhar prazos e vencimentos.

Mais de um milhão de condutores com CNH com vencimento entre janeiro e junho ainda não fizeram o teste, e têm até a próxima terça-feira (30) para se regularizar. Já os 2 milhões de condutores com carteira com vencimento entre julho e dezembro, que ainda estão pendentes, podem fazer o exame até fim do maio. Ao todo, mais de 3 milhões de motoristas estão com o teste pendente.

Multa

Profissionais que perderem o prazo poderão ser multados em R$ 1.467,35 a partir de 1º de maio – mesmo que não estejam dirigindo. A fiscalização será feita diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal.

“O exame toxicológico é uma ferramenta crucial para aumentar a segurança viária. Desde que entrou em vigência, a política pública já contribui para uma redução de 35% dos acidentes entre os motoristas de caminhão e 45% entre os motoristas de ônibus, chegando a 54% nas rodovias interestaduais”, explica o diretor da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), Pedro Serafim.

Para saber se é necessário ou não fazer o exame toxicológico basta acessar o site e seguir os seguintes passos:

  • Informar CPF, data de nascimento e data de validade da Carteira Nacional de Habilitação nos espaços informados;
  • Clicar no botão “Prosseguir”;
  • Imediatamente, o usuário será conduzido a telas que mostram com detalhamento os prazos, vencimentos e alertas.

LEIA MAIS: MAN testa TGX autônomo em rodovia europeia

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!