Segmento de caminhões mantém volumes similares ao do ano passado

De acordo com a Anfavea, o setor vê expectativa de crescimento com as possíveis encomendas da FENATRAN deste ano

IPTC

O segmento de caminhões manteve patamar quase similar ao do ano passado em relação aos licenciamentos, com base nos números do Renavam informados pela Anfavea. A expectativa da indústria é que as encomendas durante a FENATRAN deste ano melhorem os volumes de produção. De janeiro a setembro os emplacamentos somaram 88.684 unidades, queda de 1,8% frente às 90,3 mil registrados em igual período de 2021. Já no movimento mensal, a redução foi de 9,7% na comparação de setembro frente a agosto desse ano.

Os licenciamentos de chassis de ônibus, por sua vez, acusaram um aumento de 8,8% desde janeiro até setembro, totalizando 11.903 unidades.

Levantamento de agosto: Emplacamentos de caminhões têm números próximos aos de 2021

No levantamento geral, considerando os resultados de automóveis e veículos comerciais, o fechamento do 3o  trimestre representou mais um importante degrau na recuperação do mercado automotivo brasileiro neste ano, após um primeiro trimestre tímido em função da falta de componentes eletrônicos, e de um segundo trimestre de início de melhora.

Na soma dos meses de julho, agosto e setembro, a produção de autoveículos foi de 665 mil unidades, 11,6% a mais que no trimestre anterior. Sob o mesmo ângulo de comparação, as vendas cresceram 14,3% e as exportações recuaram 15,2%.

“Historicamente, setembro não repete os bons números de agosto, um mês mais longo e sem feriados, mas gostaria de destacar a contínua evolução da média diária de vendas desde janeiro, atingindo 9,2 mil emplacamentos por dia útil, melhor resultado do ano, indicando que as projeções da ANFAVEA serão atingidas”, afirmou o Presidente da entidade, Márcio de Lima Leite.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!