Scania encara o ano com otimismo moderado

No momento em que a Scania comemora 65 anos de fundação no Brasil, a empresa aproveitou para fazer um balanço do ano que passou e as projeções para 2022, em encontro com a Imprensa especializada realizada hoje (18) em formato virtual. No âmbito do mercado de caminhões, a marca registrou um crescimento expressivo da ordem de 79%, bem acima da média geral da indústria que cresceu 43% no período. O volume de unidades licenciados totalizou 15.702 caminhões, ante 8.690 do ano anterior. Além disso, o modelo R 450 6×2 alcançou a vice-liderança no segmento de caminhões pesados e, também, foi o mais licenciado entre os veículos com motorização entre 400 cavalos e 500cv de potência. Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, aproveitou para justificar a baixa participação da marca do mercado de caminhões semipesados que, segundo ele, é resultado do upgrade feito nos modelos dessa categoria, que passaram para o segmento de pesados, segundo a classificação da Anfavea.

Para 2022, a expectativa da empresa é de otimismo moderado, na visão do executivo. “Em 2022, o agronegócio vai continuar o principal comprador de caminhões pesados, embora haja desafios com a seca no Sul/Sudeste e chuvas excessivas no Nordeste (Bahia), que podem afetar o desempenho total da safra este ano. Por outro lado, há um pessimismo com o PIB que deverá crescer apenas 0,5%”, completa Munhoz.

Mercado de ônibus

Mesma percepção vale para o mercado de ônibus, onde a Scania faz coro com a estimativa da Anfavea de crescimento de 20% nos licenciamentos no ano. Em 2021, a marca somou 244 chassis registrados no Renavam versus 394 unidades de 2020, baixa de 38% na comparação do biênio. “Apesar da queda nas vendas, chegamos a 35% de participação em nossa categoria de atuação nos rodoviários de motor traseiro”, ressalva Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade e Potência da Scania no Brasil.

Sem revelar números, a Scania Serviços Financeiros reforçou seu posicionamento de agregar valor aos clientes da marca através suas linhas de financiamento e as operações do Consorcio Scania, que comemora 40 anos de história. O braço financeiro da montadora comemora também a primeira venda de financiamento via Finame Carbono Zero, nova linha do BNDES para estimular a comercialização de veículos com menores emissões de poluentes. Martin Sörensson, presidente da Scania Serviços Financeiros Brasil, vê com apreensão o ano em curso, mas mantém sua confiança na oferta de serviços. “O ano de 2022 ainda traz incertezas por conta de alguns fatores, a exemplo o comportamento do PIB, as Eleições, alta da taxa Selic, custo de diesel, entre outros. Mas, continuaremos ao lado dos clientes em todos os momentos, oferecendo nossas soluções financeiras do Banco e do Consórcio, além das vantagens da Corretora, que compõem as melhores alternativas do mercado”, afirma

Por fim, no segmento de motores, a empresa enxerga tendência de alta para o ano, no segmento industrial, e planos de manter o mesmo patamar de 2021 nos propulsores de geração de energia, com aumento da procura por soluções a gás.

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