A Scania adiantou suas novidades para a FENATRAN 2024 e a principal é seu novo caminhão elétrico 30 G. Com autonomia de aproximadamente 250 km e vocação urbana e regional, o veículo será oferecido na versão cavalo mecânico 4×2, com 300 kw de potência (310cv) e capacidade máxima de tração (CMT) de 66t. O 30G vem equipado com eixo R780 e dispõe de uma potência de regeneração de 330kW. O torque é de 1.150Nm com relações de marcha de 18.60, 10.26, 5.02 e 2.77.
A novidade elétrica será importada da Suécia e vai complementar a linha sustentável da marca, que já conta com versões a gás comprimido (gnc), gás liquefeito (gnl), biometano e biodiesel B100.
Estratégia elétrica
Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, comentou a estratégia da marca: “Estamos seguindo mais um passo do nosso compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016. Sabemos que a jornada da eletrificação tem pela frente etapas importantes de desenvolvimento em várias áreas, especialmente em infraestrutura, por isso acreditamos na multimodalidade com diversas matrizes energéticas alternativas ao diesel”. .
Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, faz coro com seu colega de indústria, ao lembrar que as primeiras entregas do elétrico estão previstas a partir de janeiro de 2026. “Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano sejam usados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o biodiesel – fomos os pioneiros a ter o caminhão com B100 – utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600 km”.
Baterias Scania 30 G
O modelo 30 G poderá ser equipado com dois pacotes de baterias de 208kWh cada, totalizando 416kWh, dos quais 312kWh são utilizáveis, ou seja, para garantir uma margem de segurança e aumentar a vida útil, assegurando uma autonomia de aproximadamente 250 Km. As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto.
Um dos diferenciais é o fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga pelo caminhão. O 30 G tem um carregador CCS2, que suporta até 375kW e 500 A, e capacidade de estar com carga total em aproximadamente 50 minutos.
“Isso possibilita que os veículos sejam carregados durante intervalos, por exemplo, como o horário de almoço do motorista, aumentando a produtividade”, cita Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil.
Estande na FENATRAN
Dentre os modelos que serão expostos estão confirmados: os lançamentos 30 G 4×2 (elétrico) e P 280 6×4 XT (Light Construction), o semipesado P 280 6×2 (7 litros), 460 R 6×2 Super, 500 RH 6×4 Super B100 (100% biodiesel) e o G 460 6×2 (movido a gás/biometano).
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