Scania anuncia seu caminhão elétrico 30 G, que irá mostrar na FENATRAN

Com a introdução do elétrico, o mix sustentável da Scania agora inclui: gás comprimido (gnc), gás liquefeito (gnl), biometano e biodiesel B100.

Scania 30G
Scania 30G elétrico

A Scania adiantou suas novidades para a FENATRAN 2024 e a principal é seu novo caminhão elétrico 30 G. Com autonomia de aproximadamente 250 km e vocação urbana e regional, o veículo será oferecido na  versão cavalo  mecânico 4×2, com 300 kw de potência (310cv) e capacidade máxima de tração (CMT) de 66t. O 30G vem equipado com eixo R780 e dispõe de uma potência de regeneração de 330kW. O torque é de 1.150Nm com relações de marcha de 18.60, 10.26, 5.02 e 2.77. 

A novidade elétrica será importada da Suécia e vai complementar a linha sustentável da marca, que já conta com versões a gás comprimido (gnc), gás liquefeito (gnl), biometano e biodiesel B100. 

Estratégia elétrica

Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, comentou a estratégia da marca: “Estamos seguindo mais um passo do nosso compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016. Sabemos que a jornada da eletrificação tem pela frente etapas importantes de desenvolvimento em várias áreas, especialmente em infraestrutura, por isso acreditamos na multimodalidade com diversas matrizes energéticas alternativas ao diesel”.

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, faz coro com seu colega de indústria, ao lembrar que as primeiras entregas do elétrico estão previstas a partir de janeiro de 2026.  “Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano sejam usados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o biodiesel – fomos os pioneiros a ter o caminhão com B100 – utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600 km”.

Simone Montagna
Simone Montagna

Baterias Scania 30 G

O modelo 30 G poderá ser equipado com dois pacotes de baterias de 208kWh cada, totalizando 416kWh, dos quais 312kWh são utilizáveis, ou seja, para garantir uma margem de segurança e aumentar a vida útil, assegurando uma autonomia de aproximadamente 250 Km. As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto.

Um dos diferenciais é o fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga pelo caminhão. O 30 G tem um carregador CCS2, que suporta até 375kW e 500 A, e capacidade de estar com carga total em aproximadamente 50 minutos.

“Isso possibilita que os veículos sejam carregados durante intervalos, por exemplo, como o horário de almoço do motorista, aumentando a produtividade”, cita Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil.

Estande na FENATRAN

Dentre os modelos que serão expostos estão confirmados: os lançamentos 30 G 4×2 (elétrico) e P 280 6×4 XT (Light Construction), o semipesado P 280 6×2 (7 litros), 460 R 6×2 Super, 500 RH 6×4 Super B100 (100% biodiesel) e o G 460 6×2 (movido a gás/biometano).

Scania 30G
30 G estará disponível para os visitantes da FENATRAN 2024

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