Estado de SP registra forte queda no índice de roubo e furto de veículos

Semirreboques e Caminhões registram a maior redução no índica de roubo e furto em São Paulo de acordo com o Boletim Econômico Tracker-Fecap

Por Victor Fagarassi

- julho 15, 2025

roubo de cargas Brasil

O Estado de São Paulo apresentou uma diminuição significativa de 14,3% nos casos de roubos e furtos de automóveis nos primeiros quatro meses de 2025, em comparação com igual período do ano anterior. Os números constam no Boletim Econômico Tracker-Fecap, recém-divulgado, que registrou 34.908 ocorrências de janeiro a abril. A queda mais expressiva foi observada nos roubos (28,9%), enquanto os furtos recuaram 10,1%.

De acordo com Erivaldo Vieira, pesquisador da FECAP e responsável pelo estudo, “a redução pode ser explicada por diversos fatores, incluindo a melhoria nas ações de segurança pública, a adoção de sistemas antifurto mais eficientes e o maior cuidado dos donos de veículos com medidas preventivas”.

Caminhões mostram maior queda

Praticamente todas as categorias apresentaram redução de ocorrências. Os automóveis, que continuam sendo o principal alvo dos criminosos, tiveram baixa de 16,3%; motocicletas, segunda categoria mais afetada, apresentaram uma retração de 7,4%; caminhonetes, camionetas e motonetas registraram quedas superiores a 19%; já os caminhões tiveram redução de 26,3%.

  • Automóveis (alvo principal): 16,3% menos casos

  • Motos (segunda categoria mais visada): 7,4% de diminuição

  • Picapes e motonetas: reduções acima de 19%

  • Caminhões: queda de 26,3%

imagem 2025 07 14 144203568

Desempenho por municípios e bairros

Entre as 10 cidades com maiores índices, apenas Sorocaba registrou aumento. Mauá liderou a redução (-25,2%), seguida por Osasco (-17,1%). A capital paulista teve queda de 14,7%, enquanto Diadema e Campinas mantiveram estabilidade.

Na cidade de São Paulo, o Vila Prudente foi o único bairro com alta (4,1%), pulando da 6ª para a 2ª posição no ranking. O Tatuapé, que era o 3º em 2024, assumiu o 1º lugar em 2025, mesmo com uma queda de 11,7% nas ocorrências. Já o Ipiranga, antigo líder, teve redução de 39,5%, caindo para a 7ª posição.

“Outro ponto positivo foi a saída da Penha do top 10, enquanto Vila Mariana e Água Rasa entraram na lista. Isso mostra uma mudança na distribuição geográfica dos crimes”, explica Vieira.

Vias com maior e menor risco

Algumas avenidas tiveram quedas expressivas:

  • Av. das Nações Unidas: -56%

  • Av. Vereador Abel Ferreira: -42%

  • Av. Octalles Marcondes Ferreira: -43,4%

Por outro lado, locais como Av. Ragueb Chohfi (+37,9%) e Estrada do M’Boi Mirim (+28,6%) entraram no ranking de 2025.

Alerta contra o mercado ilegal de peças

Vitor Corrêa, gerente do Grupo Tracker, faz um alerta: “A compra de peças sem origem fiscal alimenta esse tipo de crime. A escassez e os preços altos de componentes novos incentivam roubos. É fundamental estacionar em locais seguros e evitar áreas próximas a metrôs, shoppings e estádios, onde os veículos ficam mais vulneráveis”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *