Roubo de cargas leva empresários a trocar o Porto do Rio por Santos e Vitória

    Os empresários que costumavam exportar e importar mercadorias pelo Porto do Rio de Janeiro começaram a usar os terminais portuários de Vitória e Santos como rotas alternativas de transporte após o aumento do roubo de cargas no estado. As empresas preferem escoar os produtos por trajetos seguros, mesmo que sejam longos e mais caros.
     
    O presidente da Câmara Brasileira de Contêineres, Silvio Campos, diz que os impactos econômicos já começaram a ser sentidos com a substituição. “A arrecadação no porto diminuiumuito, além de o movimento já estar fraco, por causa da crise. Oporto do Rio é o terminal de escoamento “natural” para os mineiros e já está sendo trocado por Santos e Vitória”, relata.
     
    O coordenador da Câmara de Logística Integrada da Associação de Comércio Exterior do Brasil, Jovelino Pires, ressalta que a necessidade de fazer trajetos mais longos aumenta o custo logístico, tornando o produto mais caro no mercado interno e menos competitivo no mercado externo, em um cenário que já é desfavorável. 
     
    “Cerca de 60% do ICMS arrecadado pelo Rio de Janeiro vem da exportação e importação. É muito dinheiro que se deixa de movimentar. Não é só o que vem dentro do contêiner, mas o crescimento do movimento comercial em torno dessa atividade”, explica.
     
    O delegado responsável pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas do Rio, Maurício Mendonça, disse não ter registro de aumento nos roubos de contêineres nos últimos meses, mas defendeu o endurecimento da pena para o crime de receptação que varia de um a três anos.
     
    Fonte: Portal NTC
     
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