Para atender um pedido da transportadora Reiter Log, a implementadora Facchini equipou o Semirreboque Furgão Frigorífico com o eixo elétrico AddVolt, uma empresa que surgiu na UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) para eletrificar o transporte refrigerado e que tem a sua tecnologia distribuída, globalmente, pela Carrier Transicold.
O Sistema AddVolt fornece energia diretamente ao aparelho de refrigeração elétrico, equipado com bateria de lítio, do Semirreboque Furgão Frigorífico em substituição ao uso de diesel para a função. A tecnologia elimina o que seria utilizado do combustível, equivalente a 2,2 litros por hora, que resultariam na emissão de 6 kg de CO2 neste período.

O equipamento, que pesa cerca de 350 kg, pode ser carregado em cerca de 03 horas. A Facchini informa que o eixo elétrico recebe sistemas de telemetria e monitoramento que revelam dados sobre o status da bateria, localização, geração de energia do eixo gerador, velocidade do semirreboque, suporte remoto, entre outras funcionalidades.
“Estamos trabalhando para que 100% dos nossos veículos sejam movidos a energias alternativas e soluções como essa possibilitam a oferta de mais uma alternativa de transporte sustentável para os nossos clientes”, afirma o CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz.
O Semirreboque Furgão Frigorífico da Facchini equipado com o eixo elétrico AddVolt já está em operação atrelado a um caminhão Volvo FM Elétrico, que foi alugado por meio da Volvo Locação em dezembro de 2023.

