A Reiter Log concretizou uma operação de crédito verde (Green Loan) no valor de R$ 85 milhões com o Bradesco. Os recursos serão destinados exclusivamente ao financiamento da aquisição de caminhões elétricos e movidos a biometano, reforçando o programa Logística Verde da companhia. A iniciativa acelera a transição para uma frota 100% composta por veículos de baixo carbono até 2035.
“Investir em transporte limpo é estratégico para nossa operação e para a sociedade. Com o apoio do Bradesco, avançamos de forma concreta na direção de uma logística mais verde, eficiente e resiliente“, afirma Vanessa Reiter Pilz, vice-presidente de ESG da Reiter Log. Em complemento, Fabiana Costa, líder de Sustentabilidade do banco, destaca o papel do setor financeiro na transição para uma economia de baixo carbono. “Apoiar a modernização da frota reduz emissões e transforma a forma como as empresas operam, criando uma logística mais sustentável e alinhada às metas climáticas globais“, diz.
Atualmente, a Reiter Log opera com 290 caminhões 100% GNV/Biometano, com redução nas emissões de CO² de 15% a 99,7% (Fonte GHG Protocol), aplicado em rotas de longas distâncias conforme disponibilidade de abastecimento. São 40 caminhões elétricos das marcas Volvo, XCMG e JAC com zero emissão. A linha Volvo oferece autonomia de 300 Km, com capacidade para 30 pallets e PBT de 25 toneladas, a recarga pode ser feita em 1,5h. a frota. No caso da XCMG, a autonomia é de 150 Km e a capacidade de carga é de 30 pallets, respeitando o PBT de 25 toneladas, a carga rápida é feita em 1,5h. por fim, a JAC oferece autonomia de 180 Km, capacidade de 6-8 pallets e o tempo de recarga é de 8h.