O Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região) revelou nesta quinta-feira (10/out), os ganhadores do 10º Prêmio de Sustentabilidade promovido pela entidade. Em sua 10ª edição, o evento foi realizado na Casa Petra, zona sul de São Paulo e contou com a presença de centenas de participantes.
A indicação dos ganhadores foi decidida por um júri de especialistas, depois de avaliar um total de 56 projetos inscritos, organizados em quatro categorias: Governança, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho.
Lançada em 2015, a premiação tem o objetivo de reconhecer e destacar as empresas de transporte que promovem ações de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Desde então, as iniciativas resultaram em 2.179.985m³ de água economizada, 971.959 árvores plantadas, 435.991 toneladas de materiais reciclados, 430.915 horas de treinamentos para os profissionais do TRC, além de ações que beneficiaram 47.119.482 pessoas.
“A premiação tornou-se um catalisador de mudanças positivas, disseminando conhecimentos, inspirando ações inovadoras e fomentando a adoção de práticas mais sustentáveis em toda cadeia logística”, conta o presidente do Conselho Superior e de Administração do Setcesp, Adriano Depentor.
Empresas vencedoras
Conheça agora, as quatro empresas que conquistaram o Prêmio Setcesp de Sustentabilidade em cada uma das categorias.
Governança Corporativa
A premiação avaliou 10 projetos inscritos e o vencedor foi a Patrus Transportes, com o case “Governança para a Perenidade”. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a prática da governança da empresa, visando a continuidade dos negócios nas futuras gerações”, explica Stephania Guimarães, Diretora de RH, ESG e Marketing, da Patrus Transportes.
Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho
Um total de 11 empresas concorreu na categoria, cuja ganhadora foi a JNR Transporte com o “Projeto Buddy”. “A ação buscou reduzir o número de acidentes de trânsito provocados por descuido do motorista. A solução encontrada foi a adoção de câmaras instaladas nos veículos, que utilizam a Inteligência Artificial para identificar, combater e prevenir acidentes”, comenta Andréa Rocha Carvalho, gerente de Desenvolvimento de Negócios e ESG da JNR.
Responsabilidade ambiental
Nessa categoria, o júri avaliou 23 projetos associados ao tema e elegeu a PizzattoLog como a grande vencedora com o case “Baú Sustentável”. O projeto envolveu o reaproveitamento de resíduos plásticos gerados por uma operação de logística reversa feita pela empresa, com o apoio de um cliente. “Foi assim que tivemos a idéia de utilizar esse material plástico coletado para a fabricação de placas instalação nas laterais dos baús que transportam nossas mercadorias, que antes eram produzidos em alumínio”, ressalta Erik Tosin, coordenador de Qualidade, ESG e Segurança no Trabalho.
Responsabilidade social
Doze projetos se inscreveram na categoria, cujo vencedor foi a Trans Jordano com o case “Social em Movimento”. Segundo a diretora de Estratégia e Gestão da empresa, Joyce Bessa, o projeto tem dois pilares. “O primeiro é o pilar Saúde, baseado em uma campanha que busca incentivar a multivacinação em crianças de comunidades carentes promovida pela empresa. E o segundo é o pilar Bem Estar, onde proporcionamos aos nossos motoristas um curso de meditação, para incentivar o autoconhecimento e a atenção plena”.