Produção de veículos no Brasil cresce 23% no 1º semestre

    A produção de veículos em junho aumentou 23% no primeiro semestre de 2017 em comparaçao ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram fabricados 212,2 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O resultado representou uma alta de 15,1% na comparação com junho de 2016. 
     
    O aumento fez a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), elevar a projeção de produção para o ano. O novo cálculo indica que em 2017 serão produzidos no Brasil 2,619 milhões de veículos, o que representará um crescimento de 21,5% em relação aos 2,156 milhões de veículos produzidos em 2016. A previsão anterior indicava um avanço de 11,9%, o que resultaria na produção de 2,413 milhões de unidades.
     
    “Temos dois favores que levam essa produção. Em primeiro lugar, o avanço das exportações“, destacou o presidente da Anfavea, Antonio Megale. O representante da entidade também ressalta que o mercado foi mais atendido por veículos produzidos no país, com queda em unidades importadas.
     
    De acordo com Megale, as novas previsões ajudarão a reduzir a capacidade ociosa nas fábricas de veículos de quase 50% para 40%. “Mas estamos ainda longe de ocupar a capacidade total, que é de 5 milhões de veículos”, disse.
     
    A venda de veículos registrou crescimento positivo em junho, de 13,5%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, com um total de 195 mil unidades licenciadas. No acumulado do ano, o emplacamento de 1,019 milhão de unidades representou crescimento de 3,7% em relação ao primeiro semestre. O nível de estoques nas fábricas e revendas permaneceu estável, equivalente a 34 dias de vendas.
     
    A Anfavea ainda não reviu projeções de vendas internas para o ano, portanto mantém a expectativa de crescimento de 4% no mercado brasileiro. Segundo Megale, a entidade ainda não sentiu firmeza para alterar os cálculos, já que o crescimento no semestre está abaixo do previsto inicialmente para o ano. 
     
    Fonte: Valor Econômico 
     
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!