As empresas brasileiras de ônibus encerraram o ano de 2023 com alta na produção. De acordo com a Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), em 2023 foram produzidos 19.612 ônibus, com 2,4% de crescimento. Só em dezembro o número chegou à 1.537 unidades produzidas (15% menos que o mesmo mês de 2022).
O mercado interno registrou alta de 9,5%, tendo demandado 17.023 unidades do total produzido em 2023. A grande renovação de frota das operadoras rodoviárias e de coletivo urbano ajudam a entender esse aumento. As exportações, entretanto, caíram 28,2%, com 2.589 veículos exportados.
Do total de ônibus produzidos em 2023, 10.516 unidades foram de modelos urbanos, 53,6% do total, com aumento de 8,7%. Os rodoviários alcançaram 5.595 unidades, aumento de 14,9%. O segmento de micro-ônibus representou 17,4% do mercado e foi o único com retração, de 24,9% e 3.405 carrocerias, contra as 4.535 produzidas anteriormente. De modelos intermunicipais, saíram da linha de montagem 96 ônibus, 0,5% do total e um resultado 37,1% acima dos 70 veículos fabricados de janeiro a dezembro de 2022.
A Marcopolo é quem lidera a produção entre as marcas com 7.278 unidades (crescimento de 44%). Em segundo vem a CAIO com 5.788 (+3,2%) e a Mascarello fecha o pódio com 2.675 unidades (+6,1%).
A Fabus cita que a expectativa para 2024 é positiva, sobretudo em razão do fornecimento para a licitação do ano passado do programa Caminhos da Escola, que deverá colocar no mercado quase 15 mil ônibus.
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