Princesa dos Campos moderniza marca nas estradas brasileiras

Após 90 anos de estrada, empresa investe em redesign estratégico para conectar tradição e inovação no setor de transportes

Por Gustavo Queiroz

- novembro 10, 2025

Princesa dos Campos

Em um movimento estratégico que reflete sua transição de uma empresa tradicional de transporte para um agente de mobilidade integrada, a Princesa dos Campos revela sua nova identidade visual, fruto de um meticuloso processo de reposicionamento de marca. Com nove décadas de trajetória ligada ao Sul do Brasil, a empresa consolida, por meio do design, seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e uma visão abrangente de logística humana.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Porto Bureau, agência especializada em branding, iniciou-se em 30 de novembro de 2024 e foi ancorado em uma pesquisa profunda que envolveu análise de mercado, estudos com diversos públicos e uma imersão completa na história e nos valores da companhia.

Diferentes visuais para compor a frota da Princesa dos Campos | Foto: Divulgação
Diferentes visuais para compor a frota da Princesa dos Campos | Foto: Divulgação

A nova identidade corporativa foi concebida para simbolizar a evolução da empresa em direção a um modelo de mobilidade coletiva mais inteligente, acessível e conectado. O desafio central do design foi equilibrar o peso da história e a solidez de uma marca com 90 anos de estrada com a agilidade e a modernidade exigidas pelo futuro do setor. De acordo com Rafael Zem, diretor de Criação da Porto Bureau, o papel da agência foi traduzir a essência e a trajetória da Princesa dos Campos em uma identidade que conecta passado e futuro, tradição e inovação. Flávia Barros, diretora de Inteligência de Negócios da agência, complementa que o projeto demandou uma investigação minuciosa e um olhar atento às transformações do setor, resultando em uma marca sólida, coerente e preparada para os desafios da mobilidade do amanhã.

Sob a liderança de Sueli Gulin Calabrese, presidente do Conselho de Administração, a renovação visual é acompanhada de investimentos substantivos em tecnologia, integração de serviços e na digitalização de processos internos. O reposicionamento não se limita ao transporte de passageiros, estendendo-se estrategicamente às operações do PRINEX, seu serviço de carga fracionada que expande sua presença no Paraná e estados vizinhos.

Lona personalizada identifica o sider utilizado no transporte de cargas da Princesa dos Campos | Foto: Divulgação
Lona personalizada identifica o sider utilizado no transporte de cargas da Princesa dos Campos | Foto: Divulgação

A experiência do usuário constitui um pilar central dessa nova fase, com a empresa reforçando o foco na qualidade da experiência integral, do momento do embarque à entrega final de uma carga. Para a presidente, este momento representa olhar para o futuro com a confiança de quem sabe de onde veio e para onde quer ir, a materialização visual de um propósito corporativo de avançar com eficiência e responsabilidade, posicionando a empresa na vanguarda da mobilidade sustentável no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *