Para se prevenir contra o Coronavírus (vírus 2019-nCoV) os portos do Paraná têm tomado uma série de ações. Sendo assim, a empresa pública Portos do Paraná intensificou medidas sanitárias e práticas de controle de tripulação para minimizar os riscos de infecção. De acordo com as regulamentações sanitárias internacionais, a autoridade portuária segue um protocolo diferenciado para embarcações e tripulantes vindos das áreas epidêmicas.
Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes
As exigências aos navios seguem orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estão publicadas na Ordem de Serviço 12/2020. Além disso, a empresa pública estabelece um regime ainda mais intensivo de limpeza nos controles biométrico de acesso às áreas alfandegadas.
Como medida cautelar, cartazes com orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus já estão afixados nos diversos ambientes dos portos do Paraná, em três idiomas: português, inglês e mandarim.
Ao todo, quase 3 mil pessoas acessam as áreas primárias do porto de Paranaguá diariamente, incluindo colaboradores, parceiros, terceiros e visitantes. “Nossos terminais são porta de entrada e saída de produtos e pessoas para o mundo. Enquanto autoridade portuária, estamos alinhados com as orientações das organizações nacionais e internacionais de saúde”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Este ano, entre os 156 navios que atracaram nos portos paranaenses. No entanto, somente dois eram procedentes de portos chineses.