Porto de Santos será privatizado

O prazo de concessão foi fechado em 35 anos

Porto de Santos

Inaugurado em 1892, o Porto de Santos será desestatização após autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Agora o projeto, que foi assinado nesta segunda-feira (12), segue para o Ministério da Infraestrutura e depois para o TCU (Tribunal de Contas).

O prazo de concessão foi fechado em 35 anos, com chance de extensão por mais cinco. O porto será leiloado com o critério de maior valor de outorga, estipulado pela Antaq em R$ 3,015 bilhões

A expectativa é que o projeto traga R$ 6,3 bilhões em novos investimento. A agência também citou que 33% desse valor será destinado à infra portuária, enquanto o resto será usado na construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos (PDZ), apresentado em 2020, até 2040, há uma perspectiva de crescimento de quase 50% na capacidade total do porto e de 58% na demanda atendida, em relação à 2020. Estima-se ainda um aumento na movimentação de 45 Mton para 86 Mton no modal ferroviário e de 73,3 Mton para 101 Mton, para o mesmo período.

Cargas no Porto de Santos
O Porto de Santos foi criado por um grupo liderado por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle

LEIA MAIS: Segmento de ônibus é destaque de produção no ano

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!