Inaugurado em 1892, o Porto de Santos será desestatização após autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Agora o projeto, que foi assinado nesta segunda-feira (12), segue para o Ministério da Infraestrutura e depois para o TCU (Tribunal de Contas).
O prazo de concessão foi fechado em 35 anos, com chance de extensão por mais cinco. O porto será leiloado com o critério de maior valor de outorga, estipulado pela Antaq em R$ 3,015 bilhões
A expectativa é que o projeto traga R$ 6,3 bilhões em novos investimento. A agência também citou que 33% desse valor será destinado à infra portuária, enquanto o resto será usado na construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá.
De acordo com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos (PDZ), apresentado em 2020, até 2040, há uma perspectiva de crescimento de quase 50% na capacidade total do porto e de 58% na demanda atendida, em relação à 2020. Estima-se ainda um aumento na movimentação de 45 Mton para 86 Mton no modal ferroviário e de 73,3 Mton para 101 Mton, para o mesmo período.