Plataforma lança calculadora de quilometragem para reembolso de frotas

Ferramenta gratuita emite recibos digitais e facilita a gestão de pagamentos corporativos e reembolsos

Por Gustavo Queiroz

- outubro 22, 2025

Clara cálculo de quilometragem

A Clara, plataforma de gestão de despesas corporativas, anuncia o lançamento de uma calculadora de quilometragem integrada à sua plataforma. A ferramenta atende demandas específicas de empresas com gestão de frotas próprias ou que precisam reembolsar deslocamentos de colaboradores em campo. A novidade, disponibilizada gratuitamente, combina o rastreamento de rotas com a emissão de recibos digitais invioláveis e opera em conjunto com o cartão pós-pago Clara Veículos, ampliando o controle da gestão de combustível e reembolso.

De acordo com Francisco Simon, gerente Nacional da Clara no Brasil, o desenvolvimento da ferramenta partiu de um profundo entendimento da base de clientes da empresa, que soma quase 25 mil ativos na América Latina, sendo aproximadamente 8 mil somente no Brasil. “Através deles, ouvimos e entendemos que existia uma demanda por uma maneira diferente de solicitar reembolso de quilometragem. A plataforma da Clara já entrega, além da gestão de pagamentos corporativos e reembolsos, cartões de crédito inteligentes, e o pagamento de combustível já era uma despesa significativa dentro da base”, explica.

Francisco Simon, gerente Nacional da Clara no Brasil
Simon: A nova calculadora de quilometragem já está disponível de forma gratuita para teste por qualquer empresa, independentemente de ser cliente Clara. | Foto: Divulgação

O público-alvo da nova calculadora se divide em dois principais segmentos. “O primeiro grupo é composto por empresas que têm frota própria e precisam de uma solução integrada de abastecimento e controle de quilometragem rodada. O segundo são empresas com times comerciais ou de campo, que utilizam veículos próprios ou da empresa e precisam ser reembolsados pelo valor abastecido – valor que, geralmente, não contempla apenas a gasolina, mas considera a depreciação do veículo, seguro e manutenção”, detalha o executivo.

A calculadora foi pensada para escalabilidade e simplicidade, evitando a complexidade de instalação de rastreadores físicos ou a dependência de aplicativos de rastreamento que exigem ação manual do motorista. “A ferramenta que encontramos requer apenas a definição do ponto de partida e do ponto de destino. Nossa inteligência calcula a quilometragem e a eficiência da rota. O cliente insere manualmente o valor por quilômetro a ser reembolsado, algo que as empresas de frota geralmente têm muito bem definido”, complementa Francisco Simon.

Um diferencial é a integração com o cartão Clara Veículos, um cartão de crédito pós-pago Mastercard que só pode ser utilizado em postos de combustível, dentro de limites pré-definidos pela empresa. “Diferentemente dos cartões de combustível tradicionais – que são pré-pagos e possuem rede de aceitação limitada –, o nosso cartão tem aceitação nacional em qualquer estabelecimento, oferecendo mais liberdade de escolha e, principalmente, ganho financeiro”, ressalta Simon.

Do ponto de vista de impactos financeiros, o gerente nacional destaca dois eixos principais. “O primeiro é a eficiência de processo, que reduz a alocação de pessoas para auditoria e controle manual, além de mitigar riscos de recibos apócrifos ou fraudes. O segundo vem da substituição de soluções pré-pagas pelas pós-pagas. Com a Selic a 15%, tirar dinheiro da tesouraria para abastecer um cartão pré-pago custa cerca de 1,5% ao mês. Com o cartão pós-pago da Clara, esse custo desaparece”, afirma.

A ferramenta de reembolso de quilometragem está em fase de lançamento, após testes com usuários beta. “Os feedbacks foram extremamente positivos, especialmente pela facilidade de escalar sem a necessidade de dispositivos adicionais e pela mensuração clara do ganho financeiro ao usar o cartão Clara Veículos. O payback do esforço de implantação se paga no primeiro mês”, relata Simon.

Como próximo passo na evolução da plataforma, a Clara avança no uso de inteligência artificial com o “Analista Financeiro”, um assistente integrado que permite a gestores financeiros, CFOs e gestores de frotas interagir com os dados da plataforma por meio de comandos de linguagem natural. “Em vez de rodar relatórios manuais, o gestor pode perguntar: ‘Quais foram os três postos com maior gasto em gasolina nos últimos 90 dias?’ e receber a resposta pronta, com gráficos e análises”, adianta Francisco Simon.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *