Petrobras reduz preço do diesel em 8,8% nas refinarias

Mesmo valendo R$ 4,10, diesel ainda acumula alta de 22,69% nas refinarias entre janeiro de 2022 a fevereiro deste ano

Diesel

A redução no preço do diesel A vendido nas refinarias da Petrobras entrou em vigor na quarta-feira, 8, informou o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo (Setcesp). Com a queda de 8,8%, o litro do diesel passou de R$ 4,50 para R$ 4,10.

O movimento, de acordo com o Setcesp, acontece em conformidade com a variação do preço de paridade de importação, que estaria R$ 0,76 acima das cotações internacionais, nas últimas semanas.

Já para a gasolina, a última alteração divulgada foi em 25 de janeiro, com um aumento na ordem de 7,51%, sendo comercializada a R$ 3,31 por litro.

Em 2022, foram 8 reajustes para a gasolina, sendo 3 aumentos e 5 reduções. Já para o diesel foram 8 reajustes, sendo 4 aumentos e 4 reduções, mas longe de ser na mesma proporção, observa o sindicato.

O Instituto Paulista do Transporte de Cargas  (IPTC) que vem monitorando essas oscilações do mercado, observa que, mesmo com o anúncio da redução atual, o diesel ainda acumula uma alta de 22,69% de janeiro de 2022 a fevereiro deste ano nas refinarias.

Esse comportamento também ocorre com a gasolina, que atinge uma variação acumulada menor, mas ainda sim positiva, de 7,12%, frente ao mesmo período. Segundo o IPTC, o diesel ainda tem uma grande margem para reduzir ainda mais de preço.

Nos postos, esse reflexo pode ser sentido de maneira mais lenta, ao contrário do que acontece quando há um aumento. Para o diesel, o movimento de redução começou em agosto do ano passado, mas ainda não superou os grandes aumentos ocorridos em janeiro, março, maio e junho consecutivamente.

 

Impacto nos custos de transporte

O Setcesp apurou que o aumento de janeiro/2022 a fevereiro/2023, sobre o preço do diesel na refinaria, na ordem de 22,69%, elevará os custos do transporte de cargas lotação em 6,31% na média geral, sacrificando mais as operações de longas distâncias (6000 km). Já para as operações de carga fracionada o impacto médio é de 2,83%.

O sindicato alerta que, nesse caso, toda e qualquer majoração, deve ser avaliada e repassada pelas empresas, a fim de estabelecer o equilíbrio financeiro de suas atividades, mesmo que não haja previsão anteriormente mencionada em contrato, a empresa pode solicitar uma nova negociação através da formalização de uma proposta comercial com aceite.

 

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