Pedágio na BR-050 deve ser cobrado a partir de junho de 2015, diz ANTT

Por Freelers

- setembro 19, 2014

Até outubro de 2015, todos os cinco trechos de rodovias federais leiloados pelo governo no ano passado devem começar a cobrança de pedágio, prevê a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo cronograma, o primeiro a cobrar pela passagem de veículos, a partir de junho, será o da BR-050 entre Goiás e Minas Gerais, cujo leilão completa um ano nesta quinta-feira (18).
 
Essas concessões foram feitas dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado pela presidente Dilma Rousseff em agosto de 2012. Na época, o plano previa a duplicação de nove trechos de rodovias, num total de 7,5 mil quilômetros, e investimentos de R$ 42,5 bilhões. Porém, apenas seis trechos acabaram indo a leilão.
O último, da BR-153 entre Goiás e Tocantins, foi leiloado neste ano e o contrato de concessão foi assinado na última sexta-feira (12). Os outros três – BR-262 (entre ES e MG), BR-101 (BA) e BR-116 (MG) -, foram deixados de lado por falta de interesse dos investidores.
 
O contrato prevê que os trechos devem ser totalmente duplicados em um prazo de 5 anos. As concessionárias ficam liberadas para cobrar pedágio em toda a extensão que administram assim que concluírem 10% das obras de duplicação.
 
FONTE: O GLOBO
 
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *