Parceria leva recarga rápida para frotas elétricas

Baterias aposentadas de veículos elétricos estão ganhando nova vida para abastecer frotas urbanas e reduzindo custos no transporte

Por Gustavo Queiroz

- abril 22, 2025

Sistema BESS da Tecnogera

Em um cenário onde a mobilidade elétrica avança, mas a infraestrutura de recarga ainda é um desafio, a Tecnogera e a Ultra Charge, startup ligada ao Grupo Scania, unem forças para oferecer o Sistema Móvel de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS).

De acordo com Arthur Lavieri, CEO da Tecnogera, a tecnologia permitirá que veículos elétricos, como os caminhões Volkswagen e-Delivery, tenham acesso a recargas rápidas sem a necessidade de retornar à base. “Isso aumenta a eficiência operacional e reduz custos, já que o agendamento pode ser feito via aplicativo“, explica.

Arthur Lavieri
Lavieri: Tecnologia leva recarga rápida a frotas elétricas e dá nova vida a baterias usadas.

A aproximação entre as duas empresas surgiu de forma orgânica. Enquanto a Ultra Charge busca expandir sua rede de recarga para frotas elétricas, a Tecnogera entra com a expertise em logística e operação. “Somos especialistas em levar energia limpa armazenada em baterias para onde for necessário, seja em pontos fixos ou diretamente nos veículos“, afirma Lavieri.

A colaboração traz benefícios mútuos em que a Ultra Charge ganha agilidade na implementação de projetos, reduzindo riscos com a experiência da Tecnogera, enquanto a parceira fomenta sua popularização.

Tecnologia

O coração do serviço está no BESS, que utiliza baterias de lítio em final de ciclo de vida, originalmente destinadas a veículos elétricos, ganhando até 10 anos de vida útil adicional no armazenamento de energia. O sistema é monitorado 24 horas por dia pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Tecnogera, que já acompanha cerca de 4.000 ativos energéticos em todo o Brasil. Além disso, a operação pode ser realizada por caminhões elétricos, fechando o ciclo de sustentabilidade.

Para empresas que dependem de frotas elétricas, como as de e-Delivery, a solução representa uma economia significativa. “Evitamos ociosidade dos veículos e otimizamos o tempo de recarga, tornando a operação mais rentável“, explica Lavieri.

A fase atual é de projeto piloto, mas os planos são ambiciosos. Após a avaliação dos resultados, a parceria deve se expandir para todas as capitais brasileiras que utilizam veículos urbanos de carga (VUCs). Enquanto isso, a Tecnogera mantém o foco em consolidar a iniciativa com a Ultra Charge. “Queremos tornar este case um exemplo de sucesso antes de avançar para novas parcerias“, finaliza Lavieri.

VW e-Delivery | Foto: Divulgação VWCO
VW e-Delivery | Foto: Divulgação VWCO
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *