Paraná tem queda de acidentes em julho e quer diminuir ainda mais até 2028

Estado tem meta e plano para reduzir 50% das mortes em 5 anos.

Segundo dados do Sistema de Estatística de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná (SYSBM), 723 pessoas faleceram em acidentes de trânsito no estado do Paraná em 2023, uma média de sete mortes no trânsito a cada dois dias. Comparada a 2022, a média deste ano apresenta queda de 7,2%, quando cerca 779 pessoas vieram a óbito.

Entretanto, o estado visa e trabalha pensando também a longo prazo. Usando o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), Paraná quer ter uma redução de 50% de acidentes no transporte até 2028, salvando cerca de até 86 mil vidas brasileiras.

Para isso, o governo deseja trabalhar em mais de 120 frentes, incluindo o aumento da fiscalização, a capacitação de mais agentes públicos, melhorias de equipamentos nos departamentos de trânsito, regulamentação dos itens de segurança e redução de burocracias dependendo dos processos.

 “Curitiba sempre se destacou neste tema e em muitos outros, mas isso só é possível graças à administração que o povo elegeu para cuidar da cidade. Este é um trabalho iniciado há tempos, cujos frutos estamos colhendo agora. Tudo começa na escola, na conscientização da criança e do adolescente, os quais, quando adultos, colocarão em prática o que aprenderam e vão inclusive orientar e cobrar atitudes de pessoas mais velhas”, enfatiza Silvio Kasnodzei, presidente do SETCEPAR. 

LEIA MAIS: Videira Implementos entra de vez no segmento de Pesados

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!