Mercosul e União Europeia são parceiros nos transportes, diz ministro

Ao receber embaixadora da Espanha, Renan Filho destacou a importância da cooperação brasileira e espanhola para atrair investimentos

O ministro dos Transportes, Renan Filho, se reuniu na quarta-feira,15, com a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, para estreitar os laços entre os dois países e reforçar a cooperação internacional e buscar o fortalecimento da parceria entre a União Europeia e o Mercosul no setor de transportes, uma das metas do governo federal para atrair mais investimentos e melhorar a qualidade da malha viária brasileira.

Durante o encontro, o ministro destacou a malha ferroviária da Espanha como exemplo a ser seguido pelo Brasil no aprimoramento dos transportes sobre trilhos – tanto de cargas quanto de passageiros. Renan Filho também reconheceu o papel de empresas espanholas na gestão de importantes ativos de infraestrutura do país já transferidos à iniciativa privada.

A embaixadora citou como exemplos a administração dos terminais aéreos de Congonhas (SP) e Maceió (AL), geridos por empresas com sede na Espanha, e obras em território nacional que são executadas pela COMSA Corporación, empresa de desenvolvimento de infraestrutura e engenharia industrial que atuou no projeto do BRT em Brasília (DF) e de intervenções na BR-101/AL.

Diálogo ampliado

Desde que assumiu o comando do Ministério dos Transportes, Renan Filho tem dialogado com representantes de governos e entidades de diversos países, a fim de ampliar a cooperação internacional no setor de transportes.

O ministro já se encontrou com embaixadores de importantes parceiros comerciais, incluindo China e os vizinhos Uruguai e Argentina – países latino-americanos com os quais há projetos de infraestrutura rodoviária em andamento –, além de representantes do Banco Mundial.

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!