A Ford F-150, modelo âncora da Série F, completa o seu 50º aniversário. Atualmente presente nos principais mercados globais, incluindo o Brasil desde 2023, o modelo obteve um lançamento discreto em 1975. O contexto da década de 1970 explica a discrição inicial, já que a indústria automotiva vivia tempos difíceis desde o início da famosa crise petrolífera, a partir de outubro de 1973. Foi neste ambiente que a F-150 foi concebida, posicionada estrategicamente como uma picape de meia tonelada, preenchendo um nicho entre os modelos base F-100 e a mais robusta F-250.
Do ponto de vista técnico, a F-150 distinguia-se da F-100 pelo seu peso bruto total superior (2.744 kg contra 2.495 kg) e por um desempenho mais vigoroso. A sua capacidade de carga máxima era estrategicamente próxima da F-250, sendo apenas 4,5 kg inferior, oferecendo assim uma proposta de valor diferenciada para uma “intermediária”. Esta configuração permitia-lhe combinar o conforto de condução de uma F-100 com a utilidade de uma F-250, além de aceitar tanto combustível com chumbo como sem chumbo, uma flexibilidade crucial na época.

A sua estreia pública, no Salão do Automóvel de Detroit de Janeiro de 1975, refletiu o seu status de coadjuvante nos planos iniciais da montadora. Os comunicados de imprensa da Ford destacavam a então nova van Econoline Club Wagon, uma réplica do carro de corrida “999” e a segunda geração do robô falante Freddie Ford, uma atração de 2,7 metros de altura construída com peças de automóveis. Os visitantes tinham até a oportunidade de criar os seus próprios anúncios televisivos, uma novidade interativa que ofuscou a nova picape. A F-150 foi meramente mencionada pela suas capacidades, sem qualquer protagonismo.
Internamente, o processo de desenvolvimento também não foi marcado por grande agito. As atas das reuniões de planejamento de produto da Ford registram de forma sucinta que “as Séries F-150 e E-150 foram aprovadas pelo Sr. Henry Ford II a 21 de Novembro de 1973“. Os manuais confidenciais para vendedores realçavam a ampliação da gama de peso bruto total, a disponibilidade da carroceria estendida SuperCab e a compatibilidade com diferentes combustíveis.
Contudo, a percepção do valor da F-150 pelo mercado alterou-se rapidamente. A sua fórmula equilibrada de capacidade, conforto e eficiência ressoou profundamente junto dos consumidores, culminando na sua ascensão ao topo das vendas de picapes na América do Norte a partir de 1977, uma posição de liderança que se mantém de forma ininterrupta até aos dias de hoje.

