Um dos objetivos da Driving Experience, um evento da Daimler Buses realizado no Circuito de Jarama, na Espanha, próximo da capital Madri, foi mostrar que a segurança rodoviária e a rentabilidade das operações estão entre as prioridades para as marcas Mercedes-Benz e Setra, que compõem o Grupo.
Recentemente, o fabricante de ônibus introduziu uma série de novos sistemas de assistência, incluindo o Active Brake Assist 6, o Active Drive Assist 2, o Sideguard Assist 2, o Frontguard Assist e o novo MirrorCam, bem como sistemas de câmera 360°.
Novas gerações de propulsores eléctricos e híbridos, bem como um ônibus elétrico movido a células de combustível a hidrogênio, como extensor de autonomia, também foram apresentados. Todo o comportamento dos veículos pode ser analisado a partir de dados gerados pelo sistema de gestão de frotas Omniplus On.
A partir de julho de 2024, o “Regulamento Geral de Segurança” (GSR), da União Europeia (UE), passará a exigir toda uma gama de sistemas de assistência ao condutor para os ônibus 0km para proporcionar mais segurança para todos os envolvidos. As novas tecnologias também deverão ser incrementadas nos produtos brasileiros, futuramente.
Uma das maiores preocupações é o de acabar com o famoso ponto cego em quaisquer partes do exterior do veículo, reconhecimento de sinais de trânsito para controle de velocidade, controle de fadiga, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, monitoramento de ré, sinal luminoso em caso de frenagem de emergência e interface para bafômetro opcional (bloqueio de álcool).