Londrina inicia fase experimental com ônibus elétrico

Londrina vai incorporar um ônibus elétrico em parceria com as empresas Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul

Por Victor Fagarassi

- agosto 22, 2025

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Londrina deu início a uma fase de testes com um ônibus elétrico no sistema de transporte público. O objetivo é interligar regiões centrais da cidade a terminais estratégicos, como a rodoviária, o aeroporto e os shoppings, com um foco especial em melhorar a experiência dos visitantes.

O veículo, que pode transportar até 80 pessoas, tem uma autonomia superior a 270 quilômetros e integra as pesquisas relacionadas à transição energética e ao transporte com baixa emissão de poluentes no município. A ação é coordenada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que avaliará o modelo Azure A13BR, da fabricante TEVX Higer.

Os experimentos contarão com a colaboração direta das duas empresas permissionárias que administram o serviço de ônibus na cidade: Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul. Durante 20 dias, o coletivo percorrerá seis itinerários de diversas zonas, das 6h às 19h30. Para ser facilmente reconhecido pelos passageiros, o ônibus recebeu uma pintura personalizada.

Londrina e transporte verde

Conforme declarou o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, a medida faz parte de um leque de opções analisadas pela gestão municipal para transformar Londrina em uma referência em transporte verde.

Para além dos ônibus elétricos, também examinamos variantes abastecidas com biometano, que configuram uma alternativa vantajosa para modernizar a frota. A meta é descobrir qual solução técnica se adequa mais à nossa realidade. Se os índices forem satisfatórios, os elétricos poderão ser empregados em circuitos específicos, os chamados ‘de última milha’, conectando diretamente eixos como Centro–Rodoviária, Centro–Aeroporto, Centro–Shopping e o núcleo central”, explicou.

Londrina ônibus elétrico

O protótipo em avaliação possui 13 metros de comprimento, piso rebaixado em toda a sua extensão, rampa para cadeirantes, climatizador e um propulsor de 350 kW. A análise considerará fatores como duração da bateria, período necessário para recarregar, desempenho na malha viária e viabilidade de circulação no tráfego urbano.

“A introdução do AZURE A13BR em Londrina, em conjunto com a CMTU, é uma grande fonte de orgulho, pois evidencia a atenção do poder público em aprimorar a urbe através de um transporte mais limpo. Esta versão incorpora uma tecnologia singular de piso rebaixado, que demonstra nosso empenho em não apenas oferecer um veículo, mas sim em desenvolver respostas de locomoção que garantam inclusão, conforto e bem-estar para a população,” disse Cadu Souza, CEO da TEVX Higer.

Em território nacional, unidades semelhantes já operam em metrópoles como São Paulo, Goiânia e Belém, além de outros municípios do Paraná, a exemplo de Curitiba e Cascavel.
De acordo com Fernando Porfírio, diretor de Transporte da CMTU, a experiência será crucial para definições de compras futuras:

“Com esta avaliação prática, teremos condições de verificar o desempenho do veículo nas vias de Londrina e coletar informações palpáveis para selecionar as melhores opções disponíveis, alinhadas com as nossas demandas”.

Itinerários – Os circuitos que receberão os testes são: 213 (Catuaí Shopping), 228 (Anel Central), 108 (Albatroz), 109 (Rodoviária), 446 (Milton Gavetti/Norte Shopping) e 305 (Campus UEL).

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