São Caetano do Sul oficializou o eO500U, da Mercedes-Benz, a operar na cidade. A novidade foi apresentada na quinta-feira, 13 de junho, pelo prefeito José Auricchio Júnior. O veículo já começou a ser utilizado na Linha 03 – Circular Barcelona, sendo operado pela empresa concessionária VIPE (Viação Padre Eustáquio).
De acordo com a Prefeitura Municipal, esta é a primeira etapa do processo de eletrificação da frota de ônibus municipais, que receberá mais veículos em breve. Atualmente, são 57 unidades, todos os demais a diesel. José Auricchio Júnior destacou:
“Esta é uma experiência inédita na sustentabilidade, que trará ainda mais qualidade e modernidade à mobilidade urbana de São Caetano e, consequentemente, para o Programa Tarifa Zero”
Totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, o Mercedes-Benz eO500U, ônibus elétrico urbano a baterias, já é uma realidade na produção e nas vendas no País.
“Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, que é referência para outras metrópoles”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Detalhes técnicos
Esse chassi da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.
O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.
Cerca de 225 ônibus elétricos Mercedes-Benz deverão estar circulando somente na Grande São Paulo até o final deste ano
LEIA MAIS: XClient, caminhão a hidrogênio da Hyundai, bate recorde de condução