A Viação Garcia/Brasil Sul iniciou a incorporação de 106 novos ônibus Marcopolo dos modelos rodoviários Paradiso G8 1800 Double Decker e 1200 (versões Leito Plus e Semi Leito), além do modelo Torino, nas configurações Urbano e Metropolitano, para renovar parte das frotas das empresas do grupo, que incluem a Viação Garcia, Brasil Sul, Santo Anjo, Princesa do Ivaí e Londrisul.
De acordo com Estefano Boiko Junior, vice-presidente da Viação Garcia/Brasil Sul, os novos veículos introduzem diferenciais significativos em tecnologia e conforto para os passageiros, incluindo sistemas de frenagem autônoma, leitor de faixas e os mais recentes avanços da nova geração de automóveis. Desde a aquisição da Viação Garcia pela Brasil Sul, em 2014, já foram integrados 1.172 novos ônibus à frota operacional. “A Viação Garcia/Brasil Sul é um dos clientes que mais adquiriram veículos Marcopolo desde o lançamento da Geração 8”, confirma Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Para as operações rodoviárias, foram adquiridas 80 unidades do modelo Paradiso G8 1800 DD, que serão destinadas aos serviços Leito Plus e Semi Leito. As versões Leito Plus estão equipadas com poltronas leito cama do tipo hiper soft, que incorporam o sistema de massagem Marcopolo Next, enquanto as versões Semi Leito oferecem um padrão superior de conforto com poltronas semileito.
São equipados com sistema de ar-condicionado com inteligência artificial para manter uma temperatura interior consistentemente agradável, complementado por uma regulagem automatizada de som e iluminação para criar um ambiente equilibrado. Itens de segurança são aprimorados com câmeras traseiras de última geração para auxílio em manobras e um sistema de rastreamento em tempo real que emite alertas preventivos de manutenção.
O conforto dos passageiros é priorizado por meio de iluminação interna em LED, entradas USB-C individuais em todos os assentos e poltronas cama com massageadores integrados. A infraestrutura de bordo inclui geladeira, sanitários com acionamento a vácuo, conexão Wi-Fi, sistema de entretenimento PlayOn e tomadas 110V. Para maior privacidade, foram instaladas cortinas entre as poltronas, e o veículo conta com um sistema de acessibilidade com Dispositivo de Parada Mandatória (DPM). A cabine do motorista é equipada com ar-condicionado quente/frio e defroster.
Transporte público
Paralelamente aos modelos rodoviários, a empresa incorporou 26 veículos do modelo Torino Urbano e Metropolitano, com 13.345 mm de comprimento e configuração de três portas. Estes ônibus são montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1726L e possuem suspensão pneumática. Seu interior é equipado com ar-condicionado de teto, assoalho em alumínio com revestimento taraflex madeirado e poltronas estofadas com apoio de cabeça. A dirigibilidade e segurança são reforçadas pela poltrona do motorista com amortecimento hidráulico e cinto de segurança de três pontas, vidros colados e iluminação integral em LED. O projeto também contempla a acessibilidade, com dois espaços dedicados a pessoas com mobilidade reduzida, poltronas preferenciais e sistema de itinerários eletrônicos.