NTC&Logística publica enfrentamento emergencial do aumento do diesel

Guerra entre Ucrânia e Rússia traz reflexos no aumento dos combustíveis no Brasil

biodiesel no diesel

A NTC&Logística publicou comunicado para enfrentamento emergencial do aumento do diesel. A medida acontece após o anúncio realizado pela Petrobras nesta quinta (10) sobre o reajuste de 24,9% no preço do combustível.

Segundo a entidade que representa as transportadoras rodoviárias de cargas, o aumento do preço do diesel acarreta a necessidade de reajuste adicional no frete de, no mínimo, 8,75%, fator este que deve ser aplicado emergencialmente nos fretes, acumulando um reajuste total de 28,96% na carga fracionada e 38,82% na carga lotação.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

A NTC&Logística reforça a importância do transportador negociar a inclusão nos contratos antigos e colocar nos novos contratos um gatilho para os aumentos do diesel. “Esta é a única solução para o problema trazido pelos constantes aumentos no preço do diesel e para os altos índices de reajuste que vem ocorrendo”, ressalta a nota da entidade.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

De acordo com a NTC&Logística, essa mudança denota uma situação ainda mais crítica para o transportador, visto que ainda exista negociações com os clientes para o repasse dos quase 50% de aumento que aconteceram em 2021.

O Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado da NTC&Logística (CONET), em sua última reunião de fevereiro deste ano, já havia constatado a necessidade da recomposição do preço do frete em razão dos aumentos dos insumos do transporte. Na ocasião, foram apurados os índices a serem aplicados no serviço de cargas fracionadas (18,58%) e, na carga lotação (27,65%).

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!