Novo Arocs reforça linha de extrapesados da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz decidiu entrar pesado no mercado de caminhões fora-de-estrada, para fazer frente à linha G da Scania e os Volvo FMX. Depois de três anos de desenvolvimento e mais de 500 mil Km de testes, a montadora alemã apresentou a versão latino-americana da linha Arocs de veículos concebidos especialmente para operações off-road, sucesso da marca na Europa, porém de outra concepção. Inicialmente serão ofertados dois modelos batizados de 4848 e 4851 para aplicação na mineração, ambos na versão 8×4. A nova linha Arocs já está sendo produzida na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com previsão de entregas a partir de agora, para clientes que encomendaram o produto na pré-venda.

“O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui, no Brasil, o Arocs 8X4 foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da Empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.  Os novos caminhões extrapesados da marca têm capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT e 150 toneladas de CMT, conforme as condições de operação. E podem receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.

Ficha técnica

Para atender às difíceis condições de operação, o Arocs vem equipado com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 134 litros, que oferece uma potência de 510 cv (a 1.800 rpm) e torque de 2400Nm (a 1.100rpm). Junto com o câmbio automatizado Mercedes-Benz PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem e com funções Hill Holder e Hold disponíveis na alavanca multifuncional na coluna de direção.  O conjunto de eixos traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7, com redução nos cubos, garante uma capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo.  O quadro do chassi é robusto e mais elevado, com ângulos de 25 graus de ataque e saída. Já a supensão vem com molas parabólicas reforçadas, projetadas especialmente para condições extremas off-road. Os pneus OTR, por sua vez, também são vocacionados para esse tipo de operação e contam com rodas reforçadas.

A cabina da família Arocs segue o padrão global da montadora, com partes importadas montadas no Brasil. O habitáculo foi desenvolvido com base no conceito de célula de sobrevivência e atende a norma ECE-R29. No quesito segurança, os novos Arocs vem equipados com uma vasta lista de itens de série. Como o freio eletrônico com ABS e ASR, o freio de estacionamento eletrônico com função Hold, retarder a óleo incorporado a pedido dos clientes, entre outros.

Para dar suporte às operações de campo, a Mercedes-Benz vai oferecer o Truck Off Center, um serviço avançado de apoio que poderá montado nas instalações dos clientes. “O serviço disponibiliza uma estrutura completa de oficina e loja de peças, que poderá ser desenhada de acordo com o tamanho da frota, a partir de vinte caminhões”, explica Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da  Mercedes-Benz do Brasil.

Ari de Carvalho, Diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da empresa, revela que o preço de lançamento dos novos Arocs é de R$ 1.100 mil em média, dependendo da configuração do modelo. “Antes mesmo do lançamento oficial já comercializamos cerca de 200 unidades do modelo, que serão entregues até dezembro. Isso equivale a 30% desse mercado, estimado em 600 unidades em 2021, com projeções de alcançar 1.000 caminhões em 2022.

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