Mercedes-Benz deve deixar de produzir caminhões em MG

Por Freelers

- outubro 9, 2014

A Mercedes-Benz do Brasil deve deixar de produzir caminhões na fábrica de Juiz de Fora (MG) e concentrar a linha de montagem desses produtos em São Bernardo do Campo (SP). Para isso, o grupo estuda investir cerca de 1 bilhão (R$ 3 bilhões) por quatro anos a partir de 2015 na unidade do ABC paulista.

As informações foram repassadas por diretores da empresa ao Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora, segundo informa o presidente da entidade, João César da Silva. Por temer demissões na fábrica mineira, os funcionários locais paralisaram as atividades na terça-feira, 07, e prometem manter a greve se a empresa não suspender a decisão.

A Mercedes-Benz informou que estuda uma reformulação de sua produção para tornar seus veículos mais competitivos, mas ainda não tomou uma decisão. Afirmou ainda que não há previsão de cortes de pessoal na fábrica de Juiz de Fora. O grupo também não confirmou o investimento citado por Silva.

O sindicalista disse que o plano da Mercedes-Benz é parar de produzir em Minas o caminhão Accelo, de pequeno porte, em 2016, e o Actros, de grande porte, em 2018, e transferir as duas linhas para o ABC. Segundo ele, “Minas ficaria apenas com a produção de cabines e pintura, atividades que não demandam a mão-de-obra que temos hoje, de 750 funcionários diretos”.

De acordo com o sindicalista, a linha de cabines da fábrica é uma das mais modernas do grupo, que recentemente adquiriu 52 robôs.”Hoje já produzimos 40 cabines por dia com 13 trabalhadores”, disse. “Se ficarmos apenas com essa linha e a de pintura, é certo que vai ter demissões.” Outro risco, afirmou ele, é o fechamento da fábrica.

O dirigente sindical lembrou ainda que atualmente há 166 funcionários em lay-off (suspensão por cinco meses dos contratos de trabalho).

FONTE: O ESTADO DE S.PAULO

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *