MDIC dá sinal verde para fábrica da Sinotruk em Lages, Santa Catarina

Por Freelers

- agosto 25, 2014

Portaria autoriza início das obras, com conclusão prevista para dezembro de 2015
 

Depois de inúmeros impasses e obstáculos, desde que anunciou sua adesão ao Programa Inovar-Auto, a Sinotruk pode finalmente comemorar o aval do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para seu projeto. O anúncio, assinado pelo ministro Mauro Borges e publicado no Diário Oficial da União no último dia 13 de agosto, abre caminho para a empresa dar início oficial às obras de construção da sua fábrica de caminhões em Lages (SC).

A planta industrial deverá entrar em operação em julho de 2016 e terá capacidade inicial para fabricação de 400 caminhões em um único turno ou 5 mil unidades/ano, podendo alcançar 8 mil no ano seguinte. A produção irá atender ao mercado interno, assim como todo a América Latina. O terreno onde será construída a fábrica tem área de 1 milhão de m² e está localizado no Distrito de Índios, às margens da BR-282 e distante 15 quilômetros do Centro de Lages.

 “A organização societária prevê a participação de quatro acionistas principais: a SC Parcerias, que representa o governo de Santa Catarina, a Elecsonic (Sinotruk Brasil), a CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation) e uma quarta empresa, que será anunciada em breve”, explica Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil.

Segundo o executivo, o investimento inicial é de US$ 300 milhões e irá gerar cerca de 400 empregos diretos. No início, a unidade irá fabricar os caminhões do modelo A7 em regime de CKD, com peças trazidas da China, até alcançar a nacionalização mínima de 65%, para habilitação de financiamento junto ao Finame. Enquanto isso não acontece, a empresa e a rede de revendas irão comercializar o saldo em estoque de 130 unidades do A7, nas versões 4×2 e 4×4. E, em seguida, será oferecido um novo lote com cerca de 600 unidades, que já se encontra no porto à espera de liberação alfandegária.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *