
A distribuidora de gás natural do estado do Rio de Janeiro, Naturgy, investirá R$ 300 milhões em infraestrutura para atender ao projeto dos Corredores Sustentáveis, que está sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar. Caminhões e ônibus poderão abastecer com GNV, sendo que os primeiros 11 postos estão instalados nas rodovias Dutra e Washington Luís.
O Rio de Janeiro é, atualmente, o maior consumidor do combustível no país com, aproximadamente, 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos instalados. “A expectativa é que outras rodovias que ligam o Rio de Janeiro aos estados de São Paulo (BR 101 / Rio – Santos), Minas Gerais (BR 040) e Espírito Santo (BR 101 / Rio – Vitória) também tenham novos postos adaptados. Está no planejamento, ainda, o abastecimento de rodovias estaduais com grande circulação de caminhões, como RJ 104, RJ 106, RJ 124, entre outras. Existem mais de 100 postos de combustíveis nestas rodovias. No nosso mapeamento inicial, identificamos que mais de 30 postos já teriam as condições mínimas para abastecimento de veículos pesados”, explica Giselia Pontes, diretora Comercial da Naturgy.
A substituição do diesel pelo gás natural representa redução de emissão de CO2 em torno de 20%, além de diminuição de mais de 90% de material particulado (fumaça preta). “Sabemos que existem mais de 1.000 caminhões movidos a GNV circulando nas rodovias que interligam os estados do Sudeste diariamente. Para que este número continue aumentando é preciso investir em infraestrutura de abastecimento. Temos certeza que ter uma ampla rede preparada para os pesados incentivará cada vez mais a venda de caminhões movidos a GNV”, destaca Pontes.
Entre as características para atender aos veículos pesados, os estabelecimentos precisam contar com área de manobra e testeira com altura mínima de 6 metros. Além disso, é necessário adaptar o sistema para alta vazão ou investir em novo sistema de abastecimento. Os postos interessados em fornecer o serviço de abastecimento de GNV devem solicitar análise de viabilidade para ligação no site da Naturgy.
Testes
Em dezembro de 2024 foi lançado o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável em que as linhas Rio de Janeiro x Barra Mansa e Duque de Caxias x Barra da Tijuca passam a operar, também, com ônibus movidos a GNV. Considerando apenas a frota de ônibus intermunicipais, há possibilidade de adaptar até 6.000 ônibus. “Inicialmente, os ônibus destas duas linhas do projeto piloto serão abastecidos em postos de combustíveis já adaptados para frota pesada. Ainda não existem garagens abastecidas com GNV, mas isto é totalmente possível. Com o sucesso do projeto e futura compra de mais ônibus movidos a GNV para circulação diária nas linhas municipais ou intermunicipais, a Naturgy poderá abastecer garagens que já estejam sobre a rede de gás ou ainda levar infraestrutura de rede até as mais distantes”, explica Pontes.