MP de Rondonópolis busca evitar filas em rodovias

Problema aumenta em período de escoamento da safra de grãos


Problema aumenta em período de escoamento da safra de grãos

O Ministério Público do Trabalho emMato Grosso está buscando soluções para os congestionamentos na BR-364, próximo ao terminal ferroviário da empresa América Latina Logística (ALL) em Alto Araguaia. O problema aumenta em período de escoamento de safra de grãos. Algumas alternativas estão sendo analisadas entre representantes do MPT, ALL, Promotoria de Justiça de Cidadania de Rondonópolis, sindicatos e tradings, que são as empresas responsáveis pela produção agrícola.

Para a procuradora do Trabalho Fernanda Arruda Dutra, o agendamento prévio com emissão de senhas ainda tem muitos problemas, apesar de ajudar a prevenir filas. “Devemos evitar que os transtornos do terminal de Alto Araguaia sejam transferidos para o terminal de Rondonópolis, que terá maior capacidade e maior fluxo de caminhões”, destaca. O terminal ferroviário da ALL em Rondonópolis, às margens da BR-163, deverá ser inaugurado em setembro, com expectativa de utilizar o mesmo sistema já implementado no terminal de Alto Taquari.

Uma das propostas para melhorar o agendamento de cargas é usar pager ao invés de alto-falante nas filas, já que muitos caminhoneiros reclamaram do barulho e não conseguem descansar à noite. Fernanda Dutra deu prazo de 30 dias para que a ALL mostre um projeto para uso do pager em todos os terminais (Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira e Rondonópolis). Também requisitou que as tradings e sindicato estimem o tempo de viagem dos motoristas, desde o carregamento até o terminal, para evitar descumprimento do agendamento e reduzir tempo de espera nas filas.

A última reunião sobre o tema aconteceu na semana passada e contou com a presença do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Rondonópolis e Região (STTRR), o Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Sorriso e Região, a Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso (ATC), além das tradings ADM do Brasil Ltda., Louis Dreyfus, Cargill Agrícola S/A, Noble Brasil, AMAGGI, entre outras.

Fernanda Arruda Dutra e o também procurador do Trabalho André Vinícius Melatti visitaram as instalações sanitárias e os pátios onde os caminhões aguardam autorização para descarregamento no terminal de Rondonópolis. Na ocasião, foi requisitada cópia da Licença de Operação (LO) emitida pelo Ibama, relativa à operação da malha ferroviária no trecho entre Itiquira e Rondonópolis. Também foi agendada para 02 de outubro a próxima reunião de mediação.

Informações:
MPT em Mato Grosso
[email protected]
(65) 3613-9140/3613-9152

Fonte: Portal MPT

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!